A Prefeitura de Canoas, no Rio Grande do Sul, pretende lançar a partir deste mês os editais necessários, cinco no total, para viabilizar o início da implantação do Aeromóvel na cidade. A informação é do secretário municipal da Fazenda e coordenador do comitê de implantação do Aeromóvel de Canoas, Marcos Bosio, que ministrou palestra ontem (02/12) no 2º Fórum Movecidades, realizado em São Paulo.
O Aeromóvel utiliza tecnologia 100% nacional, conta com um sistema de propulsão a ar movido por ventiladores elétricos e já integra a linha da Trensurb, de Porto Alegre, ligando a Estação Aeroporto ao Aeroporto Salgado Filho, em um trecho de cerca de 1 km.
A cidade de Canoas, que faz parte da Região Metropolitana de Porto Alegre e hoje é parcialmente atendida pela Trensurb, prevê a construção de três ramais de Aeromóvel (Trecho I – Leste, Trecho II – Oeste e Trecho III – Central), que devem totalizar quase 15 km de extensão. Segundo Bosio, a principal vantagem para a viabilização do Aeromóvel é que não haverá gastos com desapropriações, já que o modal é implantado no mínimo a cinco metros e meio do chão, sustentado por colunas instaladas nos canteiros centrais ou laterais das ruas e avenidas. Além disso, não há a necessidade de um operador a bordo do veículo.
Para o Trecho I, que ligará o Centro à região do bairro de Guajuviras, a Prefeitura de Canoas contratou a empresa detentora da tecnologia do Aeromóvel para elaboração dos projetos executivos. Caberá também a empresa colocar o sistema em operação de teste, gerenciando o projeto e fiscalizando a execução das obras civis. No que diz respeito às obras civis, são cinco licitações previstas para ocorrerem entre dezembro de 2015 e junho de 2016, para o remanejo da rede elétrica e lógica; o remanejo de adutoras; a montagem da via elevada; a construção das estações; e a reurbanização ao longo das vias. As obras do trecho estão programadas para até outubro de 2017.
Os Trechos II e III ficarão a cargo de uma concessionária, ainda a ser contratada pela Prefeitura. O custo de implantação será assumido pelo Município. Os estudos para contratação desta concessionária já estão em andamento, assim como o estudo para definição do número de passageiros necessários para cobrir os custos da operação.
Serão duas fontes de financiamento para o projeto em Canoas: PAC, via Caixa Econômica Federal (Trecho I) e Finep (Trechos II e III). A obra completa, com 22 estações e 21 veículos Aeromóveis, está orçada em cerca de R$ 800 milhões.
As carrocerias dos veículos serão fabricadas pela Marcopolo, que deve entregar a primeira unidade até agosto de 2016. Os veículos devem ter em torno de 15.800 kg e capacidade para transportar 300 passageiros, em uma relação de 53 kg/passageiros. O sistema em Canoas deve ter capacidade para até 24.000 passageiros/hora por sentido, com velocidade comercial aproximada de 28 km/h. A previsão de início da operação experimental dos veículos, em trecho reduzido, é novembro do 2016.