Parceria busca auxiliar nos estudos para viabilizar o novo meio de ligação entre o município e a capital

A prefeitura de Campinas, no interior de São Paulo por meio do Secretário Municipal de Transportes, Fernando Caires Barbosa, assinou um termo de convênio entre o município e o Governo do Estado de São Paulo.

Por meio da parceria, a cidade irá ajudar a gestão do governado João Doria nos trabalhos sobre o projeto do Trem Intercidades, no trecho Norte, que ligará o centro de São Paulo até a região de Campinas.

O município auxiliará um grupo de trabalho para encontrar as melhores condições técnicas, jurídicas, econômicas e políticas na estrutura da nova linha.

SOBRE O TREM INTERCIDADES

O Projeto do Trem Intercidades tem estimativa de investimentos de R$ 8,5 bilhões provenientes do poder público e da iniciativa privada para a construção de uma linha de trem com alta velocidade entre as cidades de São Paulo e Campinas na primeira fase, parando no meio do percurso em Jundiaí.

Outra parte do TIC inclui o serviço parador entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades Louveira, Valinhos e Vinhedo e a concessão da Linha 7-Rubi de Luz até Francisco Morato.

No ato da seleção da empresa vencedora, a concessionária ficará responsável pela aquisição de novos trens, adequar o traçado e infraestrutura de via permanente e construir vias para os novos serviços, além de implantar novos pátios e equipamentos de manutenção, além de melhorias nas estações já existentes.

16/02/2022 – Diário do Transporte