Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

BOPE em treinamento prático no metrô de BH

A Gerência Operacional de Material Rodante (GOMAR) e a Coordenação Operacional de Manutenção de Trens (COMAN) da CBTU Belo Horizonte promoveram o “Treinamento de Acesso ao Sistema Metroviário” para 20 integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar De Minas Gerais.

O curso, que aconteceu na última segunda (11), contou com um módulo teórico no auditório do Prédio Sede e outro prático, no Pátio de Manutenção São Gabriel. Foram apresentados os pontos de acesso dos trens série 900 e série 1000BH, além de simulações de ações do BOPE dentro e fora da operação comercial do metrô. O gerente da GOMAR, Luis Carlos Pires Lira, que coordenou o treinamento, pontuou que “Conhecer o sistema como o todo, os acessos e simular atuações em eventuais ocorrências, garante a segurança dos usuários e outras partes envolvidas no transporte metropolitano de Belo Horizonte”. Para o supervisor técnico da COMAN, Victor Francisco Lara Santos, que ministrou a capacitação, a integração entre as forças de segurança e o metrô é crucial. “Através desta ação, temos a garantia de que, em eventuais emergências, todos estarão preparados para a melhor abordagem possível”, afirma.

O Tenente do BOPE, Alexandre, diz que é de grande valia a parceria entre a Companhia e a PM-MG. “Sem o apoio da CBTU-BH, ficaria inviável a realização de um treinamento tão especifico como este, na via metroviária e no interior dos trens. É muito importante a contribuição da Empresa para a segurança pública do nosso estado”, ressalta o Tenente. “Essa ação conjunta entre a Companhia e a Polícia Militar, além de fornecer aos policiais do BOPE conhecimento sobre nosso sistema, proporciona aos usuários uma segurança de qualidade, em caso de ocorrências”, afirma o gerente de segurança empresarial da CBTU-BH, Rodrigo Barbosa Guimarães.

 

19/10/2021 – CBTU Belo Horizonte

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email