Desde o último dia 23, quem passa pela Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto) cruza com um personagem diferente. Uma boneca gigante, feita de gesso branco, com touca e máscara verdes. Ela está sentada e tem os braços cruzados sobre o peito, simulando um abraço.
A boneca de dois metros e meio faz parte de uma campanha do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), feita em parceria com o comercial do Metrô-DF, e tem dois objetivos. Um é homenagear os profissionais devotados, cuidadosos, responsáveis e corajosos, que vêm dedicando sua vida para salvar outras vidas durante a pandemia.
O outro é sensibilizar a população sobre a atuação anônima de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que persistem na linha de frente de combate ao coronavírus, muitas vezes sem o devido reconhecimento. As entidades alertam para a excessiva carga horária de trabalho; a escassez de equipamentos de proteção individual adequados; os salários injustos; os sacrifícios no afastamento da família para evitar contaminação do vírus; a exaustão psíquica.
A intenção da campanha é que a população demonstre seu apoio ao esforço dos profissionais de enfermagem na pandemia, assinando a boneca de gesso, que será enviada depois à Câmara dos Deputados. Quem não puder assinar, pode se manifestar pelas redes sociais tirando uma foto, fazendo o sinal do abraço e marcar com a tag #abraceaenfermagem, e também as redes sociais do Metrô (@metrodfoficial)
26/11/2020 – Metrô-DF