Previstas para serem concluídas no ano passado, as obras do bondinho de Santa Teresa parecem ter voltado aos trilhos. Conforme noticiou a coluna de Ancelmo Gois na segunda-feira no GLOBO, os testes dos novos veículos no trecho que liga Santa Teresa à Lapa, pela Rua Francisco Muratori, começam em uma semana.
— Acabaremos as obras da rede aérea até sexta-feira (dia 16) e começaremos uma campanha de comunicação com os moradores. No dia 21, daremos início à fase de testes e, após 30 dias, ao transporte de passageiros — informa o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
Depois de inaugurado, o trecho se somará ao que está em atividade desde o dia 1º de agosto, ligando o Largo da Carioca ao Curvelo. Ambos, no entanto, representam menos de 25% da extensão total dos trilhos do bonde, que é de 10,5 quilômetros. Segundo Osorio, o trecho do Curvelo até o Largo dos Guimarães vai entrar em fase de testes em 16 de novembro.
— Estipulamos outros 30 dias de forma preventiva, mas, nesse caso, é provável que o transporte de passageiros comece antes, pois é uma região plana, que não apresenta perigo — prevê o secretário.
De acordo com a Secretaria de Transportes, um mês depois será entregue o trecho que liga o Largo dos Guimarães à oficina dos bondes. O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), Jacques Schwarzstein, que se reuniu na terça-feira com Osorio, cobrou a conclusão das obras até o Silvestre e no sentido Largo das Neves.
O secretário garantiu que o restante do percurso não será abandonado pelo estado:
— Começaremos a implantar os trilhos da Praça Odylo Costa Neto até a Rua Aarão Reis em 3 de novembro. Na sequência, daremos continuidade ao sentido Silvestre. A previsão de conclusão do trecho até o Largo das Neves é 2017, mas estamos trabalhando para encurtar o prazo.