Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou nesta 6ª feira (23/09) o edital de concessão do Metrô de Belo Horizonte (MG). O projeto engloba a gestão, operação e manutenção da rede, incluindo a Linha 1 (Novo Eldorado–Vilarinho) e a Linha 2 (Nova Suíça-Barreiro), que será construída. O leilão está previsto para o dia 22 de dezembro, na B3, em São Paulo (SP).

“Esse é um projeto que o atual governo está trabalhando há muito tempo e agora se concretiza com o edital. A ANPTrilhos aguarda com expectativa a realização do leilão no fim do ano e espera que, independente do resultado, a Linha 2 e a modernização do sistema metroferroviário de Belo Horizonte se tornem uma realidade para a melhoria do serviço de transporte”, explica Roberta Marchesi, Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Segundo o BNDES, o investimento total estimado do projeto é de R$ 3,5 bilhões, ao longo dos 30 anos do contrato de concessão. Sairá vencedor do leilão a proponente que oferecer o maior valor para a aquisição das ações. O valor mínimo é de R$ 19.324.304,67 (dezenove milhões, trezentos e vinte e quatro mil, trezentos e quatro reais e sessenta e sete centavos).

O aporte previsto inclui a requalificação e ampliação da linha existente em mais uma estação (Novo Eldorado, no município de Contagem), assim como a construção da Linha 2, que terá sete novas estações e 10,5 km de extensão. Os estudos indicam que após os investimentos o sistema deve beneficiar cerca de 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2. A previsão é que as novas estações comecem a ser inauguradas a partir do 4º ano da concessão e que todas estejam operacionais no 6º ano.

Hoje, o sistema possui uma linha (Linha 1), que atende aos municípios de Belo Horizonte e Contagem, com 19 estações e 28,1 km de extensão. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é a responsável pela operação do sistema. Ela é uma empresa pública e a União é proprietária de 100% de suas ações.

O edital, anexos e informações sobre a licitação estão disponíveis no site e no Hub de Projetos do BNDES.

Site BNDES: https://bit.ly/3LCwn4a
Hub de Projetos: https://bit.ly/3SjmBpU

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email