O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogou até o dia 07 de agosto o prazo de inscrição para as empresas interessadas em contribuir com o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana.
O estudo está sendo desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades e tem o objetivo de reduzir o déficit de investimento em transporte público nas principais regiões metropolitanas. Como parte desse projeto, o BNDES lançou uma Request for Information (RFI), buscando transparência no processo de contratação dos serviços de consultoria e avaliando a qualificação técnica das empresas interessadas.
O financiamento do estudo será com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP) e a contratação dos serviços de consultoria seguirá as regulamentações vigentes.
A parceria entre o BNDES e o Ministério das Cidades tem como finalidades:
• a elaboração de uma visão consolidada das necessidades de investimento em TPC-MAC nas 21 RMs com população conurbada acima de 1 milhão de habitantes;
• a formação de uma carteira de concessões e parcerias público-privadas que promovam investimentos para melhoria dos serviços públicos; e
• oferecimento de insumos para apoiar a coordenação de esforços interfederativos para a implantação dos projetos.
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) apoia a realização do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana.
As empresas interessadas em participar precisam preencher o formulário disponível no site do BNDES e enviar para mobilidade.urbana@bndes.gov.br até o dia 07 de agosto de 2023. O banco também está aberto a contribuições para aprimorar o Termo de Especificações Técnicas até a mesma data.
Outras informações e o acesso ao formulário de participação estão disponíveis no site BNDES, acesse.