Barcelona usa energia do metrô em carregadores ultrarrápidos de veículos elétricos

Projeto já implementou seis pontos de carregamentos de veículos elétricos com energia do metrô

19/03/2025 – O Estado de S.Paulo / Mobilidade Estadão

A energia do metrô é perdida na maioria das cidades do mundo. Mas Barcelona, uma das principais cidades da Espanha, utiliza essa energia para abastecer carregadores ultrarrápidos para carros elétricos. O projeto chamado MetroCHARGE, liderado pela Companhia de Transporte Metropolitano de Barcelona (Transports Metropolitans de Barcelona – TMB), já instalou seis dessas estações.

Conforme o TMB, o MetroCHARGE prevê a instalação de15 carregadores ultrarrápidos de 100 kW e dez carregadores semirrápidos de 7,2 kW na Área Metropolitana de Barcelona (AMB). Além disso, outros oito carregadores ultrarrápidos de 150 kW com acumuladores de energia devem chegar à cidade.

O programa, que atinge toda a Europa, tem financiamento dos fundos Next Generation e Programa MOVES Projectes Singulares II.

Energia do metrô

Para equipar esses carregadores, o MetroCHARGE utiliza a energia do sistema de frenagem regenerativa do metrô. Por isso, haverá instalação de sete recuperadores de energia de frenagem nas linhas de metrô 1, 2, 4 e 6. Aliás, as linhas 3 e 5 receberão recuperadores de energia de frenagem.

Para somar na captação de energia, cinco painéis solares fotovoltaicos foram instalados nos bairos de Boixeres, Sagrera, Santa Eulália, Vilapicina e Miramar. De acordo com a AMB, os quase 135.000 kWh distribuídos mensalmente pela tecnologia representam uma economia mensal de emissões equivalente a 135 toneladas de CO₂ e 174 kg de NO₂.

Cidades que receberam os carregadores

Em novembro de 2024, o sexto posto de carregamento com energia do metrô chegou a Santa Coloma de Gramenet, na região metropolitana de Barcelona. O próximo será em Badalona.

De acordo com o TMB, além dos carros e ônibus elétricos de Barcelona, as cidades de Hospitalet de Llobregat, Cornellà e Sant Adrià del Besòs já receberam os carregadores. A energia oriunda do sistema de frenagem do metrô também alimenta uma usina elétrica.

Energia do metrô em carros e ônibus elétricos

Conforme o programa MetroCHARGE, os estacionamentos com os carregadores ultrarrápidos ficam próximos às estações de metrô. Esses pontos costumam contar com dois equipamentos de carregamento de 50 kW. Cada um deles tem três conectores. Porém, as vagas de estacionamento fazem com que apenas dois veículos usem o equipamento simultaneamente.

Assim como os ônibus da AMB, os usuários precisam baixar o aplicativo AMB Electrolineres para acessar os carregadores. O tempo máximo de uso é de 30 minutos, 1 hora ou 2 horas, dependendo do conector utilizado. A energia fornecida tem certificado verde, proveniente de fontes 100% renováveis.

Ônibus elétricos de Barcelona

Nos últimos meses de 2024, o serviço de ônibus elétricos da região metropolitana de Barcelona incorporou nove estações de recarga de veículos elétricos à sua rede, chegando a 66 estações em 32 municípios que permitem a recarga simultânea de até 228 veículos.

Além disso, a AMB realizou a reforma e melhoria de todos os equipamentos pré-existentes, permitindo o aumento da potência. Conforme a organização, até o início de 2025, a meta era instalar 70 estações, permitindo o carregamento simultâneo de 240 veículos.