Chamada de Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável é uma parceria do Banco de Desenvolvimento da Alemanha com o BNDES e o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Os projetos do Novo Inter 2 e do Ligeirão no Corredor Leste-Oeste, voltados à eletromobilidade do transporte coletivo de Curitiba, Paraná, foram selecionados em chamada pública organizada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 25 de agosto de 2021.
Além de Curitiba, o projeto de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, também foi selecionado para receber apoio de bancos de desenvolvimento, e pode começar a dar os primeiros passos para sair do papel.
A Chamada de Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável é uma parceria da Cooperação Alemã por meio do KfW Banco de Desenvolvimento (KfW), o BNDES, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU), com apoio do BID.
O objetivo é selecionar no mínimo cinco projetos cujos estudos de pré-viabilidade serão realizados com recursos não reembolsáveis do governo alemão (Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento – BMZ).
Incluindo Curitiba e Guarulhos, o BNDES informou nesta quarta (25) que foram selecionados também projetos de Fortaleza, Recife e Salvador. A chamada nacional incluiu projetos de estados, capitais, do Distrito Federal e de municípios com mais de 500 mil habitantes.
São estimados 450 mil euros (cerca de R$ 2,76 milhões) para os cinco projetos das cidades selecionadas.
Curitiba receberá apoio técnico aos estudos de pré-viabilidade nos dois projetos de implantação de ônibus elétricos em larga escala na cidade. O suporte será custeado com recursos a fundo perdido do governo alemão.
Já Guarulhos, o intuito da candidatura foi a evolução do projeto de VLT, com base no desenho atualizado – proposto no contexto do Estudo de Oportunidade -, elaborado em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD em 2018.
O meio de transportes sobre trilhos é pensado para operar no trecho compreendido entre a Dona Tecla (próximo ao Shopping Maia) e estação de trem Aeroporto/Terminal Metropolitano do Taboão, passando pelo Centro de Guarulhos).
Em nota ao Diário do Transporte a prefeitura de Guarulhos informou que o “estudo de oportunidade concluído sugere uma estação final na região do Parque Transguarulhense, com parada intermediária em frente ao Parque Shopping Maia, e não final”.
A prefeitura de Guarulhos celebrou o fato de ter sido o único município brasileiro (não capital de Estado) que conseguiu parceria para os Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável liderados pelo BNDES.
“Com esta conquista, podemos agora dar mais um passo para planejar o futuro sustentável de Guarulhos e deixar um grande legado para as próximas gerações, por meio de um sistema de transporte avançado que privilegie a população dos bairros mais distantes da região central”, afirmou o prefeito Guti.
No caso de Curitiba, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, afirmou que a cidade deu um passo importante para a evolução do transporte público municipal com ônibus elétricos. “Toma forma o plano apresentado pelo prefeito Rafael Greca de reduzir emissões de poluentes e do compromisso com a inovação”, afirmou.
Os projetos-alvo da chamada promovida pelo BNDES foram os que buscam reduzir emissões de CO2, promover a inclusão social, o desenvolvimento de novas tecnologias, sejam sustentáveis financeiramente e alinhados aos planos urbanos existentes, promovam a integração e contribuam para a melhor eficiência do transporte público e tenham caráter inovador nas áreas tecnológica, financeira, social, de governança e operação, bem como promovam benefícios socioeconômicos e à saúde da população.
25/08/2021 – Diário do Transporte