Bahia lança edital do VLT de Salvador

CTB -Foto Trem Calçada Paripe-Crédito Daniele Rodrigues-C-400pxO Governo do Estado da Bahia lançou no dia 04 de maio o edital de concessão para a implantação e operação do VLT de Salvador (BA), que vai substituir o atual Trem do Subúrbio. O projeto em regime de Parceria Público Privada (PPP) contempla 18,5 quilômetros de extensão e 21 estações. O valor estimado é em torno de R$ 1,5 bilhão.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), estão previstas intervenções em duas fases: a primeira, entre o Comércio e Plataforma, tem 9,4 km; e a segunda, entre Plataforma e São Luiz, com 9 km. O trem em operação foi implantado na década 70 e liga Paripe à Calçada, em percurso de 13,6 km. O sistema será ampliado em 4,9 km, ligando São Tomé de Paripe ao Terminal da França, no Comércio. As atuais 10 estações serão desativadas e reaproveitadas para prestação de outros serviços à comunidade.

A capacidade diária estimada do VLT é de transportar 100 mil usuários. O VLT será integrado às linhas 1 e 2 do metrô e às linhas do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) metropolitano.

A entrega das propostas está prevista para o dia 30 de junho, na sede da BM&F Bovespa, em São Paulo, entre 12h e 14h. No mesmo dia, às 15h, será realizada a sessão pública de abertura das garantias e propostas.

Todos os documentos estão disponíveis no site da Sedur. Clique aqui e baixe os arquivos.