Escadas nas estações Mathias Velho e Mercado são as primeiras, de um total de 23, a passar por processo que inclui inspeção, limpeza e recuperação ou substituição de todos os seus componentes.

Em processo de inspeção e manutenção geral iniciado em 5 de abril, uma escada rolante na Estação Mathias Velho da Trensurb e outra na Estação Mercado estão passando, neste momento, por desmontagem total. Alguns dos componentes são recolhidos dos locais para serem posteriormente recuperados e reinstalados. A manutenção geral consiste em uma limpeza total e a completa inspeção e recuperação – ou substituição caso necessário – de todos os equipamentos, dispositivos e instrumentos que compõem a escada, como degraus, correntes, rolamentos, polias, corrimãos, circuitos elétricos e sistemas de segurança. A duração total prevista do processo é de 120 dias.

Na Estação Mathias Velho, a escada rolante em manutenção geral é a de subida da plataforma para o saguão da estação. Em Mercado, é uma das escadas de descida da plataforma de desembarque. A conclusão dos serviços em ambas está prevista para agosto. As outras 21 escadas rolantes da Trensurb em operação desde 1985 – localizadas nas estações dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul – também irão passar por inspeção e manutenção geral, duas por vez.

A manutenção geral dessas escadas faz parte do contrato de manutenção das escadas rolantes das estações firmado pela Trensurb, em março, com a Nalc Comércio e Indústria, pelo valor de R$ 9,9 milhões. A vigência do contrato é de quatro anos, prorrogáveis por mais um. Os serviços previstos incluem também a manutenção preventiva e corretiva de todas as 50 escadas rolantes nas estações do metrô, com fornecimento integral de mão de obra, materiais, peças e componentes.

Foto: Divulgação/Trensurb

05/05/2021 – Trensurb