Em reunião ordinária da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi discutida viabilidade da reativação da Estrada de Ferro Bahia-Minas, bem como a solicitação de análise da implantação de trem de passageiros ligando os municípios de Araguari, Uberlândia, Uberaba, Araxá e Ibiá e também a solicitação de construção de um ramal ferroviário entre os Municípios de Governador Valadares e Teófilo Otoni.
A Superintendente de Transporte Ferroviário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Vânia Silveira de Pádua Cardoso, informou aos membros do colegiado que as solicitações da inclusão no Plano Estratégico Ferroviário foram encaminhadas à Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF), instituição responsável pela contratação dos estudos de elaboração do plano estratégico ferroviário, para análise e avaliação.
A proposta para reativação do transporte de passageiros se arrasta desde 2015, com a apresentação do projeto de implantação do trem regional, com transporte de cargas, para agregar valor ao destino turístico, considerando o atrativo cultural e a preservação da memória ferroviária.
Na época, as universidades federais de Uberlândia (UFU) e do Triângulo Mineiro (UFTM) elaboraram propostas para o estudo de viabilidade a ser feito em dois trechos que ligam as cinco cidades. Em relação ao trecho de 214 quilômetros que une Uberlândia, Araguari e Uberaba, o estudo levaria 11 meses e um custo de R$ 1,7 milhão. Quanto ao trecho de 264 quilômetros que percorre Uberaba, Araxá e Ibiá, o prazo do estudo seria também de 11 meses com um investimento de R$ 1,9 milhão.
15/02/2020 – Jornal de Uberaba