A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) recebeu 127 inscrições de sínteses de artigos técnicos para participar da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada de 14 a 17 de setembro, no formato on-line. Desses, 118 participantes indicaram seus trabalhos para concorrer ao 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.
As sínteses recebidas foram avaliadas pela Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária e 106 foram selecionados para desenvolver o artigo final e serem apresentados na Semana, sendo que 45 trabalhos estão concorrendo ao Prêmio de Tecnologia.
Os autores têm até o dia 11 de julho de 2021 para encaminhar os artigos técnicos para a AEAMESP, através do sistema de inscrição – www.aeamesp.org.br/trabalhos . Os autores devem seguir todas as instruções que constam no regulamento para o envio do artigo final.
Após a entrega, os artigos serão avaliados pela Banca Examinadora do Prêmio de Tecnologia e serão divulgados os finalistas a concorrer à premiação de R$ 5 mil por categoria. Todos os artigos finalistas receberão troféu e certificado de participação.
A premiação é promovida pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhece os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no setor metroferroviário.
Conheça a relação das sínteses selecionadas para desenvolvimento de artigo por categoria:
Artigos que concorrem ao 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU:
CATEGORIA 1
• A questão da importância do local de implantação de uma estação metroviária
• A relevância do Metrô de São Paulo na transformação da mobilidade urbana após o Covid-19
• Análise Multicritérios para Novos Trens Turísticos: construção de um modelo para projetos no Brasil
• Espacialização das viagens motorizadas na RMSP em 1997, 2007 e 2017 através de vetores e macrozonas
• Espaços Residuais no entorno de estações do Metrô de São Paulo: estudo da Estação Santa Cruz
• Impactos da Covid-19 no MetrôRio e estratégias de mitigação de impactos
• Inteligência Artificial na gestão Metroferroviária: Transformando dados em informações de alto valor
• Mobilidade e educação em tempos de pandemia: um estudo em uma instituição privada de ensino superior
• Modelagem computacional para o fluxo de passageiros da Estação Luz e seus benefícios para integração
• Novo Modelo de Geração de Viagens
• Novo modelo de previsão de demanda da Cia do Metropolitano de SP – o lado da Oferta
• O VLT como vetor de transformação da cidade de Guarulhos
• Proposta de implantação de Autoridade Metropolitana de Transportes no ambiente do Rio de Janeiro
CATEGORIA 2
• A importância de usar simuladores, ser efetivo e reduzir custos na capacitação técnica operacional
• A importância do Business Intelligence (BI) na priorização e gestão efetiva da capacitação técnica
• Aplicativo traz inovação, confiabilidade e agilidade no atendimento a PCDs (Pessoas com Deficiência)
• Comunicação Integrada e Dinâmica aplicada ao Teletrabalho
• Estudo dos coeficientes de carbonatação dos concretos de diferentes linhas do Metrô de São Paulo
• Indicadores da gestão de documentos técnicos do projeto executivo de implantação de sistemas
• Juntos contra o preconceito à idade! #SOUMAISSESSENTA
• Liderança-x: caminho para o alto desempenho
• MEETUP LAB: fomentando a discussão técnica e aumentando a integração entre os colaboradores da CPTM
• Melhoramento dos processos e aumento da eficiência na entrega de trens para Manutenção Preventiva N2
• O modelo de redes colaborativas como paradigma de gestão
• O papel da liderança no enfrentamento da maior crise financeira do setor metroviário
• Posto de Atendimento à Mulher no Metrô-SP – mais uma ação no combate à violência contra a mulher
• Tratamento de ocupações irregulares (invasões) na faixa de domínio das concessionárias ferroviárias
CATEGORIA 3
• A Telemetria como aliada na redução de ocorrências operacionais do material rodante na CPTM
• Análise técnico-econômica para implantação de Subestações Inversoras por simulação computacional
• Benefícios da tomada de decisão gerencial-operacional apoiada em faixas de desempenho
• Conversão de energia, transformada em economia
• Exibição da Ocupação do Carro Metroviário nos Monitores de Plataforma da Estação
• Gerenciamento do atrito no VLT Carioca
• Gestão inovadora do desempenho operacional: metodologias aplicadas a ocorrências MKBO5 e notáveis
• Metrô de São Paulo adota inteligência artificial para impulsionar a segurança do passageiro
• Metrô Logística – Um novo olhar para o transporte urbano de mercadorias
• Mitigação de furtos de cabos por meio do sistema guardião
• Modelagem e simulação em elementos finitos de dormentes poliméricos
• Modernização das opções de meios de pagamento para os clientes da CCR Metrô Bahia – Rede Credenciada
• Monitoramento dos sinais de campo
• Sensor de alta tensão para conversores estáticos
• SIM360 – Treinamentos em Realidade Virtual: Sistema de capacitação imersiva do Metrô de São Paulo
• Simulador de Locomotivas
• Transformação Digital na Manutenção
• Utilização de elevadores de alta capacidade em estações futuras do metrô de São Paulo
Artigos que não concorrem ao Prêmio:
CATEGORIA 1
• Análise histórica e socioeconômica das redes metroviárias em metrópoles brasileiras
• Distribuição Espacial dos Empregos na Região Metropolitana de São Paulo: variação entre 2007 e 2017
• Implantação da Gestão Padronizada de Cronograma nas Obras de Expansão da Linha 2 – Verde do Metrô-SP
• Passarela móvel retrátil da Estação Mooca da CPTM
• Revitalização Urbana e Geração de Receitas com Bens Imóveis
CATEGORIA 2
• A comunicação visual no Metrô de São Paulo – evolução e proposta de melhorias
• A importância de atuar com agilidade, confiabilidade e segurança no Sistema de Alimentação Elétrica
• Avaliação da qualidade dos serviços de vigilância/ segurança patrimonial
• Biblioteca Cooperativa Sérgio Ribeiro dos Reis
• Consultoria em gestão de projetos para projetos de inovação
• Desafios e Oportunidades na Capacitação de Profissionais Metroferroviários em tempos de COVID19
• Desenvolvimento e Implantação de Novos Modelos de Treinamento no CCO do Metrô de São Paulo
• Embarque online – Inovação no Programa de Visitas da CCR Metrô Bahia
• Engajamento através da União, Dedicação e da Harmonia em busca de melhorias.
• Fiscalização dos contratos de manutenção
• Gestão Sistêmica da Operação da Rede Metroviária
• Implementação de um sistema de certificação sustentável para empreendimento de metrô por meio do CIM
• O Impacto de Capacitar com Excelência a Operação do Sistema de Ventilação Principal
• OKR – Cultura de Execução de Objetivos para Sustentar Resultados Exponenciais e Superar Expectativas
• Por que a capacitação no sistema de bombas é tão importante para garantir segurança operacional?
• Potencial geração de créditos de carbono utilizando energia solar
• SOMOS: Conhecimento e Práticas Inovadoras para Suporte à Liderança com Foco em Alavancar Performance
• Uma análise sobre a inserção da formação de profissionais na área metroferroviária
CATEGORIA 3
• A utilização de dados na contribuição às definições projetuais com foco em ganhos econômicos
• Aceitação térmica de passageiros embarcados na Linha 3 – Vermelha do Metrô de São Paulo
• Aplicação do Método Shisa Kanko, apontar e falar, na circulação de trens da CCR Metrô Bahia
• Aplicação do software CFD para simulação dos sistemas de ventilação para Metrô
• Aplicativo de gestão inteligente para manutenção de ativos de via permanente
• As Melhores Práticas para Alinhar Conceitos e Adequar Rotinas para Atender aos Requisitos da NR10
• Atualização de sistemas legados SUN/SPARC através de emulação em ambientes Windows/x86-64
• Avaliação do processo de padronização de AMVs em empreendimentos de expansão metroviários
• Biblioteca BIM CPTM: famílias para instalações elétricas, telecomunicações e sistemas auxiliares
• BUSINESS INTELLIGENCE (BI) para a gestão de materiais do setor metroferroviário – um case de sucesso
• CCOx: Design como abordagem na conceituação e desenvolvimento de projetos multidisciplinares
• Desenvolvimento de dispositivo para testes estáticos do Sistema de Reboque Trem-Trem e os resultados
• Desenvolvimento de interface com os dados de sinalização para a engenharia, manutenção e operação.
• Desenvolvimento de um sistema de amortecimento inédito no Metrô de São Paulo
• Dispositivo de interface com a rede CAN para a execução de comandos incluindo reset do trem – L15
• Equipamento portátil para teste dos módulos de potência elétrica (IPM e IGBT).
• Ganhos de produtividade no processo de limpeza de unidades de ar-condicionado dos trens CRC
• Gestão de requisitos com o “DOORS” no projeto da sinalização da EXT L2-Verde do Metrô-SP
• Inovação para eficiência inteligente do consumo de energia dos trens no METRÔ- SP
• Melhoria no Processo do Teste de Estanqueidade e Eficiência Volumétrica
• Metropolitano Regional da Baixada Santista-MRBS
• Modernização de velocímetros ferroviários eletromecânicos de ponteiro
• Monotrilho Linha 15 Prata – Lições aprendidas e melhorias implantadas na execução da via permanente
• O Metrô salvando vidas – implantação de portas de plataforma – aspectos operacionais
• O Uso do BIM na Requalificação das Estações Santo Amaro Linha 5-Lilás e Linha 9-Esmeralda
• O Valor das Pessoas e das Metas Crucialmente Importantes na Execução de Mudanças Bem-Sucedidas
• Potencial de ganhos com o sistema de prevenção de incêndio wireless
• Preditivas de Falsas Ocupações – PFO
• Proteção contra raios em áreas abertas
• Simulação de aterramento metro-ferroviário considerando uma distribuição arbitrária de parâmetros
• Sistema de localização em tempo real de equipes de segurança em trens e estações de metrô
• Sistema de Sonorização integrado com Sistema de Tráfego e Tração
• Transporte eficiente de passageiros provedor da integração regional efetiva entre BH e Divinópolis
• Trem Intercidades – Projetos e Operações racionalizadas
• Turismo Ferroviário – O uso dos trilhos para preservação e transporte
• Utilização de tuneladoras de grande diâmetro em futuras linhas do metrô de São Paulo
• Utilização do escalonamento multidimensional para análise de falhas em motores de tração
• Viabilidade Técnica em Motor C.C. e Sist de Tração