Artigo | Metrô de Salvador: um grande estruturador da mobilidade urbana

Por Ana Claudia Nascimento

Há 9 anos, Salvador experimentou uma mudança na forma de transporte coletivo, com a entrada em operação do metrô. Investimentos altos garantiram melhores condições de trânsito, transporte público e qualidade de vida da população. Para enfrentarmos os desafios e a complexidade da mobilidade urbana foi preciso definir essa pauta como prioridade e superar enormes desafios.

Com inauguração da primeira estação, em junho de 2014, a Bahia avançou no que se refere à mobilidade urbana. As obras rapidamente se configuraram em recorde de velocidade de execução de obra de mobilidade em toda a América Latina. A inauguração da Estação Pirajá, em dezembro de 2015. Em abril de 2018, pouco mais de 2 anos, a operação da Linha 2 chegou até a Estação Aeroporto, no Município de Lauro de Freitas, totalizando 33 Km de via permanente, com 20 Estações, 8 Terminais de Integração, Complexo de Manutenção e Pátio de Estacionamento, além de 40 trens.

Em 14 de junho de 2023, mais um capitulo entrou pra história: inicia-se a operação de mais 1,8 Km de via, chegando à Estação Campinas, primeiro trecho em direção à Águas Claras e novo ponto intermodal metropolitano, quando o metrô totalizará uma extensão de 38 km, 22 Estações e 10 Terminais de Integração. Mais uma vez, o metro de Salvador chama atenção e foi a única obra de mobilidade do Brasil que não parou durante a pandemia da Covid-19.

Com a implantação do metrô, chegaram uma série de benefícios para a sociedade, um conjunto de ações e obras de acessibilidade, melhorias e expansões na urbanização e sistemas viários de Salvador e Lauro de Freitas, como a construção de novas passarelas, novos viadutos e paisagismo.

O grande impacto ambiental do Sistema é a redução de emissão de CO2. Um estudo inédito revelou que a operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas fez com que a capital baiana deixasse de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 entre os anos de 2014 à 2021. O montante corresponde à emissão de 23.600 veículos comerciais leves, movidos à gasolina em um ano.

Ainda há muito para ser feito e grandes são os desafios do futuro, mas é inegável que o metrô de Salvador se tornou um case de sucesso no Brasil. É a transformação de um sonho em realidade. Muito ainda precisa ser feito e por isso, a CTB – Companhia de Transportes do Estado da Bahia continua estudando outras linhas estruturantes de expansão do Metrô de Salvador e Lauro de Freitas.

Seguiremos avançando e entregando para Salvador um sistema de transporte de excelência, exatamente como os baianos sonharam e merecem.

*Ana Claudia Nascimento é engenheira civil e presidente da CTB

Artigo publicado no Bahia Notícias, em 14 de junho de 2023.

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