Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Após 5 meses de paralisação, trem volta a fazer passeios turísticos em Guararema

Depois de mais de cinco meses sem a operação de trens devido à pandemia do novo coronavírus, o Trem de Guararema retomará as atividades a partir de sábado (22).

O trem partirá da estação central da cidade paulista, distante 80 km da capital, às 14h30, marcando a volta oficial aos trilhos desde 15 de março. Naquela data, outras operações ferroviárias no país deixaram funcionar devido ao avanço da Covid-19.

Segundo a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), responsável pelo trem, foi desenvolvido um protocolo com normas para funcionamento da composição, seguindo orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

O trem será totalmente higienizado antes de cada passeio e funcionará com capacidade reduzida de público, para que haja espaçamento entre todos os visitantes, que também deverão usar máscaras durante o período em que estiverem nas estações e no trem. A temperatura corporal dos turistas e funcionários da ABPF será aferida.

O Trem de Guararema foi inaugurado em 16 de outubro de 2015 e é operado pela regional Sul de Minas da ABPF. Ele passa em áreas com mata atlântica e o roteiro é feito praticamente todo na zona rural da cidade.

São utilizados na rota três carros de passageiros de madeira, fabricados na Inglaterra entre 1896 e 1937, além de um carro Caboose (panorâmico), de 1973. O trajeto entre a estação central de Guararema e a estação Luis Carlos tem duração total de duas horas.

Em 31 de julho, a ABPF recebeu da prefeitura um selo chamado “Guararema Protegida”, que integra as ações do município para a retomada das atividades econômicas em meio à pandemia. Ele é dado aos empreendimentos, especialmente turísticos, que atenderem normas de prevenção contra a Covid-19.

A vila de Luis Carlos, segundo a prefeitura, estava em “estágio de ruína” quando o projeto de revitalização, que englobava o trem, teve início, em 2010.

A primeira etapa da recuperação foi a adequação da estação central e seu entorno, seguida pela revitalização da vila e a volta do trem.

Outro roteiro operado pela ABPF, entre Campinas e Jaguariúna, ainda segue sem funcionamento devido à pandemia. Já o trem da serra do mar paranaense retomou as atividades.
Estação Luis Carlos, destino do trem que parte de Guararema (Divulgação)

Trem de Guararema
Cidade: Guararema (SP)
Partidas: sáb., dom. e feriados nacionais, às 10h e 14h30*
Duração: 2 horas
Trecho percorrido: 13,6 km (ida e volta), entre as estações central e Luis Carlos
Preço: R$ 70
Informações: (11) 4695-3765 / (11) 97363-6405

(*) horário sujeito a confirmação aos domingos e feriados

19/08/2020 – Folha de S.Paulo / Blog Sobre Trilhos

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email