Felipe Copche, Antonio Márcio Silva, Conrado Grava de Souza e Cristiano Saito no “Transporte sobre trilhos e o futuro da mobilidade nas cidades”
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) realizou o workshop “Transporte sobre trilhos e o futuro da mobilidade nas cidades” no Welcome Tomorrow Mobility – WTM18, um dos principais eventos de mobilidade urbana, realizado em São Paulo, na semana passada.
O painel contou três palestras, que foram ministradas por Cristiano Saito, Diretor da Alstom e Conselheiro da ANPTrilhos; Conrado Grava de Souza, Conselheiro da ANPTrilhos; Felipe Copche, do Metrô de São Paulo; e Antonio Márcio Silva, do Metrô de São Paulo.
O Conselheiro da ANPTrilhos, Conrado Grava, apresentou “Os benefícios dos trilhos para o futuro da mobilidade nas cidades”, enfatizando que “os modos públicos de transporte de passageiros sobre trilhos são os únicos que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental e a sustentabilidade das cidades. Além disso, na região em que são construídos, trazem também a requalificação urbana e o desenvolvimento socioeconômico.”
Na apresentação “A mobilidade do futuro: tecnologia e integração de redes”, Felipe Copche destacou: “Os trens são verdadeiros pioneiros da inovação no transporte de passageiros enquanto que os dados serão o combustível da mobilidade urbana combinada em cidades inteligentes”.
Cristiano Saito foi responsável pela palestra “A importância do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a integração sustentável”, onde ressaltou que é fundamental discutir o papel do transporte público nas cidades brasileiras. “Projetos de VLT podem ser um importante instrumento de política pública, aliando um transporte elétrico, sem emissões e com alto conforto, com um potencial de renovação urbana”, explicou o executivo.
O workshop da ANPTrilhos foi moderado por Antonio Márcio Silva, Gerente de Manutenção do Metrô de São Paulo. “A ANPTrilhos pode mostrar toda sua importância para a melhoria da mobilidade. Hoje ela ocupa um papel de extrema importância na pesquisa e na busca de soluções inovadoras para a mobilidade nas grandes cidades. Este painel fez com que os participantes pudessem ter uma nova visão referente a questão da mobilidade”, destacou Silva durante o evento.