A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) realizou a 6ª Rodada de Negócios entre operadores e fornecedores durante a 21ª Negócios nos Trilhos (NT EXPO), realizada de 19 a 21 de março, em São Paulo.
A ANPTrilhos promoveu mais de 60 reuniões entre os expositores da Feira e os operadores metroferroviários. A Rodada de Negócios contou com a participação do Metrô de São Paulo, CPTM, CBTU, Trensurb, Metrô-DF e Metrofor.
“Todos os anos a Rodada de Negócios funciona como uma grande vitrine, onde os operadores apresentam suas demandas e os fornecedores mostram suas soluções, em termos de peças, equipamentos, tecnologias, mão-de-obra, dentre outros. Ao longo dos três dias de encontro, negócios são fechados ou iniciados durante a Feira, reafirmando a sua importância para o aquecimento das vendas do setor”, destaca Joubert Flores, Presidente da ANPTrilhos.
No segundo dia do evento, o Conselheiro da ANPTrilhos, Conrado Grava de Souza, ministrou a palestra “Transporte sobre trilhos e o futuro da mobilidade nas cidades”, na Estação do Conhecimento, espaço destinado à apresentações.
“A utilização do transporte de passageiros sobre trilhos possui inúmeras e inegáveis vantagens que contribuem para a qualidade ambiental e a sustentabilidade das nossas cidades e é o modo que melhor atende os corredores de média e alta demanda de passageiros”, explicou o Conrado Grava em sua palestra.
2º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo
A cerimônia do 2º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo foi realizada no primeiro dia da NT EXPO. O Presidente, Joubert Flores; o Vice-Presidente Executivo da Associação, João Gouveia; e a Gerente da NT Expo, Márcia Gonçalves, realizaram as premiações dos vencedores e finalistas.
A reportagem vencedora na categoria Mídia Digital foi “A tragédia de Mariana (MG) vista pela janela do trem”, de autoria de Eumano Silva e coautores, publicada no jornal Metrópoles. Enquanto “A hora e a vez dos VLTs”, de autoria da jornalista Renata Passos e publicada na Revista Ferroviária, foi vencedora da Categoria Mídia Impressa.
A premiação contou com duas categorias, Mídia Digital e Mídia Impressa, recebendo um total de 91 inscrições. Os vencedores de cada categoria receberam troféu, certificado e premiação no valor de R$ 7 mil. Os segundos e terceiros colocados receberam troféu e cretificado.