Evento reuniu profissionais das áreas de estatística e dados dos operadores de transporte de passageiros sobre trilhos para padronização e atualização de indicadores do setor
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) promoveu, nos dias 2 e 3 de abril de 2025, a Oficina de Padronização de Dados e Indicadores, em São Paulo. O encontro aconteceu no Auditório Marco Antonio Moro, na Estação Luz da CPTM, reunindo representantes de 11 operadoras associadas, com 27 participantes durante os dois dias de evento.
O objetivo principal foi revisar e atualizar as fichas de descrição dos principais dados operacionais, organizacionais e financeiros das operadoras, que integram o banco de informações da ANPTrilhos. Essa base é essencial para a elaboração de balanços do setor e consolidação dos indicadores de desempenho metroferroviário.
A coordenação da oficina ficou a cargo de Wilma Tomé, assessora técnica da ANPTrilhos; João Costa, relações governamentais e institucionais da entidade; e Conrado Grava de Souza, ex-conselheiro da ANPTrilhos e colaborador técnico.
Participação
O evento contou com representantes das operadoras associadas: CCR Metrô Bahia, CPTM, CTB, Metrô BH, Metrô de São Paulo, Metrofor, MetrôRio, ViaQuatro, ViaMobilidade Linhas 5 e 17, ViaMobilidade Linhas 8 e 9 e VLT Carioca. A oficina também contou com a presença de convidados, como Elaine Labate, da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), e Alex Barron, do Imperial College de Londres, que participou com uma apresentação em vídeo na abertura.
Durante a abertura, o evento foi prestigiado pelo presidente da CPTM, Michel Sotelo; pelo vice-presidente executivo da ANPTrilhos, Luiz Eduardo Argenton; e pela diretora executiva da entidade, Ana Patrizia Lira, que, na ocasião, destacou a importância da padronização de dados para o desenvolvimento do setor.
“A presença de vocês no evento de hoje realmente demonstra o comprometimento de todo o setor metroferroviário presente na ANPTrilhos com esse objetivo, que é termos dados assertivos. Eles são fundamentais para evoluirmos em inovação, na formulação de políticas públicas e na construção de novas decisões. O executivo demanda muitos dados da ANPTrilhos. Por isso, é essencial que esses indicadores estejam muito bem elaborados e consolidados”, disse.
A ANPTrilhos reforça que a padronização e o uso qualificado das informações são estratégicos para promover mais eficiência, transparência e capacidade de planejamento no transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.