Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

O Presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, participou do painel “Sustentabilidade econômica e operacional do transporte público pós-covid 19”, do webinar “O Futuro da Mobilidade no pós-pandemia”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), nesta 3ª feira (08/09), pela internet. Novas formas de financiamento do transporte público, a implantação da Autoridade Metropolitana de Transporte e necessidade de reequilíbrio dos contratos de concessão de transporte foram os principais temas abordados no evento.

O Presidente da ANPTrilhos explicou os impactos da pandemia no setor de transporte de passageiros sobre trilhos, que dos 11 milhões de passageiros que costumava transportar por dia chegou a 2 milhões e acumula um déficit de receita tarifaria de mais de R$ 5 bilhões. Ele explicou ainda que a recuperação do setor será longa, já que o principal motivo das viagens é o trabalho e a adoção do serviço home office deve ser mantido em alguns setores.

Diante deste cenário, Joubert Flores destacou a importância do desenvolvimento de políticas de Estado e não de governo e enfatizou a importância da rede integrada de transporte público, com a escolha dos modos adequados para a demanda dos corredores, sem sobreposição de linhas; a necessidade de novas formas de financiamento do transporte e a adoção da autoridade metropolitana de transporte, que proporciona a otimização da rede e a redução do custo da mobilidade. Ele citou como exemplos as cidades de Londres, Madrid e Barcelona, que possuem autoridades metropolitanas.

Ele explicou ainda que é necessário falar de governança, pois o dinheiro público não é suficiente para todos os serviços essenciais e é importante a atração do capital privado para desonerar os cofres públicos. Para isso, é necessário que contratos sejam estáveis, com garantias que tragam segurança para o investidor.

Sérgio Avelleda, Diretor de Mobilidade da World Resources Institute (WRI), também participou do evento e explicou o custo do transporte individual e a importância de novas formas de financiamento da mobilidade, citando medidas adotadas em outros países para subsidiar o transporte público. Ele destacou que é hora de o Brasil modernizar o modelo de prestação de serviços.

Ana Beatriz Monteiro, Especialista Líder de Transportes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), explicou que é possível ter um modelo de negócio com a micromobilidade complementando o transporte público. E destacou que a regularidade do transporte é muito importante e que ao usar o transporte sobre trilhos a pessoa sabe que vai chegar ao seu destino, independente de como está o clima e o trânsito.

O painel foi moderado por Lilian Regina Gabriel Moreira Pires, Presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP e Professora de Direito Administrativo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que destacou que todos os pontos abordando pelos palestrantes precisam ser discutidos seriamente.

A transmissão do evento será disponibilizada no canal de Cultura e Eventos da OAB/SP. Clique aqui para acessar.

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email