Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

ANPTrilhos participou de seminário sobre os desafios da mobilidade em SP

O Grupo Folha realizou o seminário “Desafios da mobilidade no Estado de São Paulo”, que contou com a presença do Presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, e do Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e membro da Associação, Pedro Moro. O evento foi na 2ª feira (12/12), em São Paulo (SP). O Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, fez a abertura do evento e falou sobre os avanços da gestão na mobilidade urbana.

A ANPTrilhos participou do segundo painel, “O futuro das linhas intermunicipais”, que abordou o principal projeto de levar trilhos para fora da capital paulista, o Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas, cujo edital da primeira etapa da linha está no processo final de modelagem.

Joubert Flores apresentou um panorama nacional dos trens regionais. “Na década de 60, os trens regionais transportavam cerca de 90 milhões de passageiros, 10 anos depois passou para cerca de 55 milhões de passageiro. Hoje, contamos somente com duas linhas, Estrada de Ferro Vitória a Minas e Estrada de Ferro Carajás, que transportam em torno de 1,3 milhão de passageiros ao ano”, explicou após lembrar que quando criança fazia viagens de trens entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro com a família.

Ele abordou ainda Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros, que tem o objetivo de desenvolver o sistema ferroviário de passageiros, proporcionando uma alternativa de transporte à população brasileira e propondo diretrizes para formulação de um modelo de negócio atrativo ao mercado. A ANPTrilhos apoiou o Ministério da Infraestrutura na construção do documento, que já passou por consulta pública e aguarda publicação.

O painel contou também com a presença de Isadora Chansky Cohen, Secretária Executiva da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo; e Ciro Biderman, professor de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na primeira mesa, “Como avançar em obras do Metrô e da CPTM?”, Pedro Moro explicou o grande desafio que é planejar o transporte para a demanda da sociedade, com todas as suas particularidades. Falou das obras de melhorias na estrutura da CPTM e o que trouxe de benefício à população. Participaram do painel a doutora em economia do setor público e mestre em ciência política, Rovena Negreiros, e o Secretário Executivo de Meio Ambiente do Governo de São Paulo e especialista em Transporte e Planejamento, Eduardo Trani.

O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube da Folha de S.Paulo e está disponível neste link.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email