Sugerir soluções para a mobilidade urbana nos municípios foi o objetivo do Seminário Regional de Mobilidade, realizado nesta 3ª feira (19/06), na sede Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Representando a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), o superintendente da CBTU Recife, Leonardo Villar, apresentou medidas que podem melhorar o deslocamento através do transporte urbano sobre trilhos.
“Se você compara a capacidade do transporte sobre trilhos, ela é muito maior do que os demais sistemas. O trem tem a capacidade de transportar em média 60 mil pessoas por hora/sentido, enquanto o ônibus transporta 6,7 mil e os carros, 1,8 mil. Por isso que os trens são usados para sistemas de transporte coletivo de massa. É a solução que em todo o mundo está sendo usada para conseguir resolver o problema da mobilidade urbana”, afirmou o superintendente.
Em sua apresentação, Leonardo Villar explicou que o transporte sobre trilhos traz várias vantagens, como produzir 60% e 40% menos CO² em comparação com carros e ônibus, respectivamente; transportar uma quantidade muito superior de pessoas por hora do que os demais meios de deslocamento; ocupar 20 vezes menos espaço do que alternativas de mobilidade; além de que, quando associados a projetos urbanos, os sistemas metroferroviários possibilitam revitalizar áreas degradadas, proporcionando maior bem-estar para a população.
“A intenção do evento é desenvolver soluções e produzir um documento a ser entregue aos candidatos ao governo do Estado, para que os mesmos possam incorporar o transporte público como política de estado em seus programas de governo”, explica o engenheiro civil Stênio Cuentro, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Pernambuco (ABENC/PE), que organizou o evento.
Entre as medidas de curto prazo apresentadas no evento, estão o rodízio de carros, a modernização da rede de semáforos, a implantação de mais faixas exclusivas e obrigatórias para ônibus e o estímulo ao transporte solidário entre vizinhos. Em médio prazo, a substituição da frota de ônibus por veículos melhores, a compra de mais trens para o metrô e ampliação da via férrea.