A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) participou nesta semana do “Workshop: acelerando a entrega de projetos ferroviários – América Latina”, realizado pela Associação Internacional do Transporte Público (UITP – International Association of Public Transport), na sede do Metrô Bahia, em Salvador (BA).
O Presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores; o Vice-Presidente Institucional da entidade, Roberto Labarthe; o Diretor das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de São Paulo, Andre Costa; e membros do Comitê Metro da UITP participaram do encontro. O evento foi conduzido pelos executivos da UITP: Ester Litovsky, Presidente da Divisão América Latina; Eleonora Pazos, Chefe da UITP Latin America; e Corentin Wauters, Chefe da Unidade Ferroviária.
Segundo a UITP, os projetos de metrô, sejam novas linhas ou extensões, muitas vezes são concluídos com atraso. Atrasos no projeto resultam em custos excessivos, interrupções adicionais devido ao trabalho e outras consequências negativas. Além disso, os atrasos perturbam os planos de mobilidade e fazem com que as cidades esperem por soluções de transporte mais eficientes e sustentáveis.
O workshop em Salvador reuniu diferentes stakeholders de países latino-americanos e de outras partes do mundo por meio de membros do Comitê Metro da UITP. O objetivo foi compartilhar experiências e destacar as melhores práticas para evitar armadilhas que causam atrasos no cronograma.
De acordo com a organização, os resultados do workshop contribuirão para o estudo liderado por este grupo de trabalho. O evento foi interativo, com visita à estrutura do metrô baiano, como o Centro de Controle Operacional (CCO)