ANPTrilhos participa da Semana Nacional de Mobilidade Urbana

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) apoia e participa da Semana Nacional de Mobilidade Urbana, promovida pelo Ministério das Cidades, de 18 a 22 de setembro. O evento ocorre todos os anos e visa celebrar o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro). O objetivo geral da Semana é promover debates e conscientização da sociedade sobre a maneira como nos locomovemos nas cidades.

A Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, participou da live “Regulação e Transporte Público”, na 3ª feira (19/09). O encontro com transmissão ao vivo debateu o transporte público e como a regulação do setor pode contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

O Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, fez a abertura da live e falou sobre a importância da regulação do transporte público, sobretudo pelo aspecto social. “As necessidades vão se convergindo juntamente com o trabalho no sentido de transformar, avançando sempre para proporcionar o transporte público em todo o país mais convidativo, que possa ter mais qualidade, ter mais segurança jurídica para todos os entes públicos e privados. Sobretudo olhar o maior ponto focal que é o cidadão brasileiro. Aquele que utiliza no dia a dia o transporte público e que precisa por ser um direito de todo, precisa de qualidade e ser olhado com muita atenção. É um direito de todos, é uma necessidade de todos, transporte público é uma ferramenta que permite o cidadão acessar o sistema público de saúde, a educação, ir ao trabalho, à escola, usufruir dos benefícios que cada um dos municípios pode oferecer em termos de qualidade de vida, enfim, o transporte público é a ferramenta que permite o cidadão se conectar”, explicou o Secretário.

Roberta Marchesi destacou o papel do transporte de passageiros sobre trilhos e sua regularidade nos deslocamentos dos brasileiros. “O transporte sobre trilhos consegue desenvolver velocidades maiores, com muito mais segurança e garantia de confiabilidade. A ANPTrilhos monitora a regularidade dos sistemas e a regularidade do nosso setor, em relação a todos os deslocamentos no Brasil, supera 90%. Então, 90% das viagens começam e terminam no horário determinado e o passageiro sabe a hora que vai entrar no sistema e a hora que vai chegar no destino dele. E isso é muito importante para a população, porque ninguém quer ficar esperando o transporte público. Todos querem chegar com rapidez, com segurança e fazer suas atividades, como ir para uma universidade, encontrar os amigos. O transporte sobre trilhos tem essa característica e essa boa avaliação, historicamente, na nossa mobilidade”, destaca a Diretora da ANPTrilhos.

A live foi mediada por Marcos Daniel, Diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito, como mediador. Também participaram Niege Chaves, Vice Presidente do Grupo MobiBrasil e Sócia fundadoda do Cittamobi; Rafael Calabria, Coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC); e Renato Boareto, Especialista em Políticas de Mobilidade Urbana e Gestão Ambiental.

O evento foi transmitido no canal do Ministério das Cidades no YouTube e está disponível no link:

Confira a programação da Semana Nacional da Mobilidade:

21/09/2023 – Cerimônia de Parcerias em Mobilidade Urbana
Será realizada às 14:30h no Auditório da Confederação Nacional dos Transportes – CNT, localizado no Setor de Autarquias Sul, Quadra 1, Edifício Clésio Andrade, Asa Sul, Brasília/DF. O evento marca a celebração de novas parcerias para atividades relacionadas ao planejamento e ao desenvolvimento institucional no âmbito da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

22/09/2023 – Mobilidade Ativa Sustentável: Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta (ENABICI)Ocorrerá um debate sobre mobilidade ativa, sendo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e União de Ciclistas do Brasil (UCB) com apoio do Ministério das Cidades e será realizado em 22 de setembro de 2023, no auditório CNM entre 9 e 13h.