Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

O Presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Vice-Presidente do Transporte Ferroviário de Cargas e de Passageiros da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Joubert Flores, participou da Missão Internacional do Transporte aos Emirados Árabes, de 16 a 22 de janeiro.

Organizada pelo Sistema CNT (composto pela CNT, pelo SEST SENAT e pelo Instituto de Transporte e Logística) e pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), a viagem contou com a participação de executivos e empresários do setor e teve o objetivo de promover uma imersão em ambientes de avançada tecnologia nos Emirados Árabes Unidos, referência global em inovação em transporte e logística.

O grupo visitou a Expo 2020 Dubai, uma exposição universal itinerante, promovida a cada cinco anos. O Presidente da CNT, Vander Costa, destacou a importância estratégica de o Brasil ter um espaço de destaque em um evento da dimensão da Expo Dubai e afirmou que o setor de transporte está disposto a conversar para atração de capital privado para os investimentos necessários. “É muito importante para o setor de transporte marcar presença em um evento global, no qual são apresentados propostas para alguns dos principais desafios da logística mundial, com ambientes de avançado desenvolvimento tecnológico, com muitos potenciais parceiros. ”

“A experiência de visitar a Expo Dubai foi muito interessante. Foi possível ver nos estandes dos países participantes o quão eles estão interessados em novas tecnologias envolvendo a mobilidade, a sustentabilidade e as cidades inteligentes e muitas coisas podem ser exemplos para nós. Tivemos também a oportunidade de visitar um centro de pesquisas, que reúne universidades e startups. A missão foi uma boa oportunidade para conhecer a infraestrutura da região”, explicou Joubert Flores, Presidente do Conselho da ANPTrilhos.

A delegação brasileira também conheceu o funcionamento do metrô de Dubai. Com cerca de 90 km de extensão, o totalmente automático Dubai Metrô foi o primeiro do mundo árabe e tem duas linhas principais: a vermelha, que se ramifica em duas rotas na estação Jabal Ali, e a verde.

O grupo também conheceu a RTA (Autoridade de Estradas e Transporte de Dubai); uma linha experimental de um veículo voador, desenvolvido pela uSky Transport; o escritório da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira em Dubai; entre outras estruturas das áreas de transporte e logística.

A Diretora-Executiva Nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, reiterou que toda a delegação tem o propósito de aprender com as boas práticas áreas na área de mobilidade, transporte público e legislação com foco no transporte de passageiros e cargas. “Estamos aqui para conhecer boas práticas, ver como funciona o serviço público de transporte e aprender o máximo possível”, destacou.

Com informações da Agência CNT Transporte Atual

 

Participantes da Missão Internacional do Transporte aos Emirados Árabes. Foto: Divulgação
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email