O Instituto de Transporte e Logística (ITL), o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), entidades da Confederação Nacional do Transporte (CNT), iniciaram nesta semana a segunda turma do curso de Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários, na sede da CNT, em Brasília.
Ministrado pela Deutsche Bahn Rail Academy, organização do Grupo Deutsche Bahn (DB), o curso conta com a cooperação da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e, nesta edição, com a participação de 14 funcionários de operadoras Associadas à ANPTrilhos.
“Vocês passaram por um processo de seleção rigoroso e as suas empresas os elegeram para participar desse curso. É uma oportunidade profissional dentro da empresa e no mercado”, ressaltou o Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, na cerimônia de boas-vindas à nova turma. Flores finalizou seu discurso com uma mensagem do russo Anton Tchekhov: “O conhecimento não serve de nada, a não ser que se ponha em prática”.
A Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, participou da primeira turma do curso e destacou a importância da iniciativa: “Essa formação, que é única no Brasil, só está sendo possível graças à iniciativa e investimento da CNT, ITL e SEST SENAT. Parabéns aos novos alunos e muito sucesso na jornada. Que este curso contribua para a formação dos futuros líderes do transporte no Brasil!”.
Durante a cerimônia, o Presidente da CNT e dos Conselhos do SEST SENAT, Vander Costa, explicou que a instituição buscou para o curso o que há de melhor no mundo em termos de gestão de ferrovias e enfatizou o papel do transporte e da infraestrutura para o crescimento econômico do país. “O que estamos fazendo é isso: preparando os gestores para o amanhã, para quando houver uma malha ferroviária crescente e pujante. Nós trabalhamos em duas frentes. Aqui, com a Deustche Bahn, na formação de vocês, para ter capital intelectual para fazer gestão. E trabalhamos junto ao governo para mostrar a necessidade e a viabilidade de investir em todos os modais. Acreditamos que esse é o caminho a ser seguido”, afirmou.
O evento também contou com a participação do Diretor-Executivo da CNT, Bruno Batista; da Diretora-Executiva Nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; da Assessora Especial do ITL, Eliana Waléria de Souza Costa; do Diretor-Executivo da Deutsche Bahn International Brasil (DBI), Peter Mirow; do Diretor de Novos Negócios para América Latina da Deutsche Bahn International Brasil, Gustavo Gardini; e da Gerente Jurídica da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Ana Paula Gadotti Franco.