ANPTrilhos participa da 1ª reunião do Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) participou da primeira reunião do Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), realizada na 4ª feira (27/10), por videoconferência. A Associação é representada no Fórum por sua Diretora-Executiva, Roberta Marchesi, e pela Gerente de Relações Governamentais e Institucionais, Fernanda Adjuto.

O Fórum irá assessorar a Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) do MDR na avaliação dos serviços de transporte público coletivo urbanos; na proposição de ações, programas, estudos e projetos; e promoção de intercâmbio de informações sobre experiências nacionais e internacionais relativas ao setor.

Durante todo o dia, representantes do MDR e das 11 instituições que integram o colegiado debateram potenciais medidas para fortalecer a cadeia produtiva da mobilidade e melhorar os serviços prestados à população. De acordo com o MDR, o grupo se reunirá a cada quatro meses, de forma ordinária. Nos casos em que o presidente julgar necessário, serão feitas convocações extraordinárias.

“A ANPTrilhos sente-se honrada em poder contribuir com o Minstério do Desenvolvimento Regional na definição de politicas públicas e direcionamentos para a mobilidade urbana brasileira”, destacou a Diretora-Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.

Fórum é presidido pelo Secretário Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano e composto por um representante titular e um suplente dos seguintes órgãos e entidades: MDR, Ministério da Economia, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Conselho Nacional de Secretários de Transporte (Consetrans), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Associação nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus) e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).