A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) participou de 07 a 09 de novembro da 20ª Negócios nos Trilhos, organizada pela UBM Brazil, em São Paulo. O Diretor Executivo da ANPTrilhos, João Gouveia; a Superintendente da Associação, Roberta Marchesi; e os Conselheiros da entidade participaram do evento, que é a principal feira metroferroviária da América do Sul.
“É com grande satisfação que a ANPTrilhos participa da NT EXPO, um dos eventos mais importantes do setor metroferroviário, com abrangência internacional. A feira nos proporciona acesso às novas tecnologias e melhores práticas sobre o transporte sobre trilhos”, enfatizou o Diretor Executivo da ANPTrilhos, João Gouveia.
Durante o evento, João Gouveia, ministrou a palestra “Desafio da Integração do Transporte Público”. O executivo da ANPTrilhos apresentou o panorama do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil, a contribuição social dos sistemas e os desafios da integração dos meios de transporte. “Os desafios da integração do setor metroferroviário estão em quatro pilares: a racionalização da rede, a adequação de políticas tarifárias, a infraestrutura de integração e a gestão centralizada”, destacou na apresentação.
5ª Rodada de Negócios
A ANPTrilhos realizou a 5ª Rodada de Negócios, durante os três dias da NT EXPO. A Associação realizou reuniões entre os operadores metroferroviários e fornecedores participantes da feira Negócios nos Trilhos.
Neste ano, a Rodada de Negócios contou com a participação do Metrô de São Paulo, Trensurb, SuperVia e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo
No primeiro dia da NT EXPO, a ANPTrilhos realizou a cerimônia de entrega do 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo. O Diretor Executivo da Associação, João Gouveia, e o Diretor da NT EXPO, Renan Joel, fizeram a entrega das premiações.
O trabalho jornalístico vencedor da Categoria Mídia Digital foi “Brasil nos Trilhos!”, de autoria do jornalista Rodrigo Ryan Piscitelli, exibido na TV Cultura.
Na Categoria Mídia Impressa, a reportagem vencedora foi “O que restou dos trilhos”, de autoria de Marcelo Rodrigo Garcia de Toledo, e publicada no jornal Folha de S. Paulo. O jornalista também foi o terceiro colocado nessa mesma categoria, com a reportagem “Fãs de trens ajudam a recuperar estações antigas no interior”, também veiculada no jornal Folha de S. Paulo.
As reportagens “Avisa quando chegar: O assédio que paralisa as mulheres”, de autoria de Carolina Samorano e co-autora, publicada no Jornal Metrópoles; e “O Rio sem entrega”, de autoria de Pollyanna Bretas e co-autores, veiculada no jornal Extra, ficaram em segundo lugar na premiação nas categorias Mídia Digital e Mídia Impressa, respectivamente. Já terceiro lugar na Categoria Mídia Digital foi “Um passeio entre Espírito Santo e Minas Gerais de trem”, de autoria de Bruno Pinheiro Faustino e co-autor, exibida na TV Educativa ES.
O 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo contou com 28 trabalhos jornalísticos finalistas. Os três melhores trabalhos, em cada uma das categorias, foram agraciados na cerimônia com troféus e certificados, e os vencedores também receberam o prêmio no valor de R$ 7 mil.
Galeria de Fotos