Os operadores de sistemas de metrô, trem urbano e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), através da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), lançam hoje uma campanha nacional contra a disseminação da Covid-19 para somar às campanhas que já estão sendo realizadas individualmente pelos operadores metroferroviários. Com a mensagem “Estamos fazendo a nossa parte, faça a sua também”, a campanha visa conscientizar a população sobre a importância de também contribuir com as ações de combate à pandemia.
Ao longo dos meses de junho e julho, os sistemas metroferroviários divulgarão em seus monitores e redes sociais as mensagens da campanha nacional sobre o uso de máscaras, higiene pessoal e cidadania, reforçando a importância da união de todos, operadores e passageiros, no combate ao coronavírus.
“Os operadores brasileiros reforçaram as medidas de limpeza e buscam constantemente as mais modernas tecnologias de desinfecção para manter os sistemas higienizados para o atendimento aos passageiros. É necessário que a população também nos ajude no combate ao vírus e essa campanha visa orientar e conscientizar o passageiro de que eles precisam adotar novos hábitos, para que juntos, consigamos controlar a disseminação da doença, dentro do transporte público sobre trilhos”, explica a Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.
A grande preocupação com a mitigação da contaminação dos passageiros pela Covid-19 e o cuidado com a saúde dos seus colaboradores motivaram diversas ações dos operadores, que, desde o início da pandemia, em março de 2020, implantaram protocolos e medidas para conter a disseminação da Covid-19. Entre as medidas adotadas destacamos:
• Limpeza e higienização dos equipamentos de contato com os passageiros, como catracas, corrimãos, interior dos trens;
• Utilização de tecnologias e equipamentos de sanitização;
• Campanhas e orientação sobre o uso de máscaras e higienização constante das mãos;
• Instalação de comunicação visual específica para indicar distanciamento;
• Acompanhamento e controle das taxas de ocupação de trens e estações;
• Disponibilidade de álcool em gel e equipamentos de proteção individual para as equipes;
• Trabalho remoto para áreas não-operacionais e grupos de risco; e
• Treinamento dos funcionários para atendimento ao público diante da pandemia
“A campanha nacional contribuirá para o fortalecimento das ações de conscientização da população que os operadores estão desenvolvendo com o intuito de diminuir o risco de disseminação do novo coronavírus no transporte público”, completa a Diretora da ANPTrilhos.