Cerimônia foi realizada na abertura da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, em São Paulo.
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) realizaram a cerimônia de entrega do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, na abertura da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, nesta 3ª feira (22/10), no Nikkey Palace Hotel, em São Paulo (SP).
Os vencedores deste no foram a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o MetrôRio e o Metrô de São Paulo. Todos os artigos finalistas receberam troféu e certificado de participação. O vencedor de cada uma das categorias também recebeu a premiação no valor de R$ 7 mil.
O artigo técnico “Análise de dados em auditoria para prevenção de fraudes do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos”, de autoria de Erika Aparecida Siqueira Nanci e coautoria de Juliana Stark, foi o vencedor da categoria 1. “É uma grande satisfação ver um trabalho que desenvolvemos poder participar de um evento tão importante e ser um dos trabalhos vencedores. É um motivo de muito orgulho para a gente”, destacou Erika.
“Reduzindo Custos sem Comprometer a Qualidade” foi o artigo vencedor da Categoria 2. O artigo foi escrito por Robson Rocha com coautoria Igor Fuscaldi e Jonatas Cristiano Rodrigues. “Esse prêmio é muito importante para mim porque é a validação de todo um esforço. Passamos por muitas etapas e hoje nós recebemos esse prêmio. Que possamos continuar inovando sempre”, ressaltou Robson.
Já o artigo técnico “Força de Movimento das PSD`s: Correlação com a Corrente e Aplicações em Monitoramento Contínuo, Companhia do Metropolitano de São Paulo”, de autoria de Alexandre Mascarenhas e coautoria de Carlos Alfredo Santos, Gilson Cappellano, Alessandro Lins, Constantinos Theodoridis, Rogério Patta e Marco Machado, foi o vencedor na Categoria 3. “Além da premiação, esse tipo de evento como um todo é muito importante por incentivar o desenvolvimento das pesquisas em nossas empresas. Tenho certeza que muitas outras virão. É uma honra ter ganhado e é também um grande incentivo”, enfatizou Alexandre.
A premiação foi entregue pela Diretora Executiva da ANPTrilhos, Ana Patrizia Lira; pela Diretora Técnica e Diretora de Administração e Finanças da CBTU, Adriana Fonseca Lins; pela Assessora Técnica Especializada em Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Martha Martorelli, e pelo Presidente da AEAMESP, Luís Kolle.
“Estamos comemorando a 30ª edição do evento. É muito gratificante ver um trabalho tão bem desenvolvido e tão desafiador ser concretizado. Que venham muitas e muitas mais semanas como essa”, celebrou Luís Kolle na abertura do evento.
Diretora Executiva da ANPTrilhos, Ana Patrizia Lira enfatizou a quantidade de trabalhos inscritos e os impactos qualitativos para o setor. “É importante parabenizar o grande número de trabalhos: foram mais de 100 inscritos. Esses trabalhos trazem sempre uma ideia nova a ser multiplicada dentro da empresa como uma boa prática e como algo inovador. Então, é realmente grande o valor desse Prêmio para o setor como um todo”, sublinhou Ana Patrizia.
A Diretora Técnica e Diretora de Administração e Finanças da CBTU, Adriana Lins, destacou a importância dos investimentos públicos no setor metroferroviário para a geração de diversos benefícios para a sociedade. “O Prêmio precisa ser prestigiado cada vez mais para que o setor metroferroviário se fortaleça técnica e politicamente, com produções técnicas que contribuam para as tomadas de decisões de todos os envolvidos no setor, principalmente os políticos e governantes”, explicou Adriana Lins em seu discurso.
O Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU é dividido em três categorias. Confira os cinco artigos técnicos finalistas de cada categoria:
Finalistas – Categoria 01
1. SIEC: precificação para manutenção, investimento, construção e concessão de linhas metroferroviárias, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Dalmo Silveira, Anderson Calesso Izidoro e Vagner Carrara.
2. Progresso Urbano Sustentável: Obras Metroviárias e Relações de sucesso com a comunidade do entorno, Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ SP, Daniel Agra, Aline Noronha de Mello.
3. Análise de dados em auditoria para prevenção de fraudes do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Erika Aparecida Siqueira Nanci, Juliana Stark.
4. Remanejamento de adutora para construção de túnel em área de grande adensamento urbano, Consórcio ICC (Expansão linha 2 verde), Jean Roberto dos Santos Margarido, Daniel Agra, Saulo Augusto Castro.
5. Alternativas de expansão do sistema de trens urbanos de Porto Alegre, Trensurb, Tiago Zulian
Finalistas – Categoria 02
1. O geoprocessamento como ferramenta de gestão ambiental da Companhia de Trens Metropolitanos – CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Danilo Gonçalves de Araujo Amorim, Matheus Augusto Reis Silva, Ricardo Pereira da Silva.
2. Treinamento de atendimento a pessoas autistas pelos empregados da segurança do Metrô de São Paulo, Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP, Gilson Siqueira do Nascimento.
3. Gestão de Riscos como suporte às tomadas de decisão, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Maria Luisa do Vale ozKalustyan, Sergio de Carvalho Junior, Carlos Eduardo Teixeira Scheliga.
4. Linha da Moda, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Natália Cristine Sales do Prado, Danilo Gonçalves de Araújo Amorim , Guilherme Lopes Soledade.
5. Reduzindo Custos sem Comprometer a Qualidade, MetrôRio, Robson Rocha, Igor Fuscaldi, Jonatas Cristiano Rodrigues.
Finalistas – Categoria 03
1. Força de Movimento das PSD`s: Correlação com a Corrente e Aplicações em Monitoramento Contínuo, Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP, Alexandre Mascarenhas, Carlos Alfredo Santos, Gilson Cappellano, Alessandro Lins, Constantinos Theodoridis, Rogério Patta, Marco Machado.
2. Transbordo de passageiros com utilização de prancha, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Anderson Ribeiro da Conceição, Edison Aparecido Candido, Daniel Amelio de Lucena, Fabio de Moura Tavares, João Victor Barriento Secco.
3. Aplicação de rede geodésica para o projetos segregações- MRS Logística, MRS Logística, Aurenice da Cruz Figueira, Luis Eduardo Abrantes Russo, Ana Luisa Torres.
4. Sistema de automatismo dos registros e ocorrências dos ativos da manutenção, ViaQuatro, Caique Fernando Candido Augusto, Sandra Regina Cacioli, Silvia Aparecida da Costa Canals, Diego Sousa Almeida, Gustavo Leal do Amaral, Maurício Messa, Herik Ishihara Abranches.
5. Visão Computacional aplicada a Inspeção em AMV com Drone, MRS Logística, Marcelo Augusto Landim do Rosario, Alexandre Carvalho, Ronaldo Nogueira.
As apresentações dos artigos técnicos farão parte da programação da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, que será realizada até 6ª feira (25/10), em São Paulo. A programação do evento está disponível em www.semanadetecnologia.com.br
SERVIÇO
30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP
22 a 25 de outubro de 2024
São Paulo – SP
Informações: www.aeamesp.org.br e eventos@aeamesp.org.br
11º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU
22 de outubro de 2024
Informações: www.anptrilhos.org.br/evento/premio-de-tecnologia
Sobre a ANPTrilhos
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil.
Com uma visão integrada entre operadores, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos busca trabalhar soluções e tecnologias que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana, considerando a realidade e às necessidades das diversas cidades brasileiras.
Sobre a CBTU
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU é uma empresa pública de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com sede na cidade de Brasília e vinculada ao Ministério das Cidades.
Atua na gestão e promoção do transporte metroferroviário urbano nas regiões metropolitanas de João Pessoa, Maceió, Natal e Recife, bem como realiza consultoria de desenvolvimento de projetos metroferroviários em todo o Brasil.
Sobre a AEAMESP
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.