A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e seus Associados participaram do UITP Global Public Transport Summit, organizado pela União Internacional de Transportes Públicos, e da 28ª Reunião de Comitês Técnicos da Alamys, da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos, na primeira semana de junho, em Barcelona, na Espanha.
O MetrôRio ganhou o prêmio internacional do UITP com o “Programa Jovens Mulheres Aprendizes: diversidade de gênero no setor de transporte”. A iniciativa foi lançada em julho de 2021 e já contou com três 3 turmas com 40 jovens mulheres no total, selecionadas e capacitadas nas áreas de eletricista de manutenção ou mecânica. No Summit da UITP, o metrô apresentou o estudo “Novos modelos de trabalho pós-pandemia e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro”.
O VLT Carioca foi finalista do Programa de Melhores Práticas de Mobilidade Urbana da UITP, com o seu programa de Audioguia, que busca democratizar a cultura na região central do Rio de Janeiro. A concessionária também participou do painel “Metrô e Cultura”, dentro do Comitê de Planejamento da Alamys.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também participou do painel de cultura da Alamys apresentando o trabalho de “Alianças Estratégicas para Promover Eventos Culturais e de Interesse Público nas Estações”. A concessionária também participou do painel “Gerenciamento de RAM, Lições Aprendidas e Oportunidades de Melhorias”, no Comitê de Manutenção, com uma apresentação sobre otimização da manutenção.
“Parabenizamos os nossos Associados pelos reconhecimentos e apresentações das iniciativas para as lideranças e profissionais do setor metroferroviário mundial, reforçando o compromisso e eficiência dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos brasileiros”, ressaltou Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.
O Presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores, participou dos eventos. Ele é Conselheiro da Alamys e já fez parte da Divisão de Metrôs da UITP na América Latina. “O transporte público não é apenas um meio de transporte, mas uma base fundamental para as cidades e as pessoas que vivem nelas. Especialistas de todo o mundo compartilharam ideias e percepções sobre mobilidade urbana sustentável e foi inspirador testemunhar o empenho coletivo na construção de um futuro mais verde”, destacou Joubert.
O Vice-Presidente de Planejamento da ANPTrilhos e Diretor da CPTM, Luiz Eduardo Argenton; o Vice-Presidente Institucional da Associação, Roberto Labarthe; o Presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho; o Presidente do VLT Carioca e CCR Metrô Bahia, Andre Costa; e o representante do Metrô de São Paulo na ANPTrilhos, Paulo Labate, participaram dos eventos.