A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Associação Americana de Transporte Público (APTA – American Public Transportation Association) assinaram um Acordo Internacional de Cooperação Técnica nesta 4ª feira (07/04), em uma cerimônia por videoconferência. O acordo visa a troca de informações e estudos; realizações de levantamentos e representação institucional.
“A ANPTrilhos busca sinergia com as melhores práticas mundiais de transporte de passageiros sobre trilhos visando o aprimoramento do setor no Brasil. O convênio com a APTA será enriquecedor para a troca de experiências e compartilhamento de informações entre os operadores brasileiros e norte-americanos”, destaca Joubert Flores, Presidente do Conselho da ANPTrilhos, entidade que reúne os operadores de sistemas de metrô, trem urbano e Veículo Leve sobre Trilhos do Brasil.
A APTA é uma associação internacional de 1.500 organizações dos setores público e privado, que representam uma indústria de US$ 71 bilhões, que emprega diretamente 430.000 pessoas e apoia milhões de empregos no setor privado. Os membros da APTA estão envolvidos nas áreas de ônibus, trem leve, trem suburbano, metrôs, serviços hidroviários e ferroviários intermunicipais e de passageiros de alta velocidade.
Durante a cerimônia online, o Presidente da APTA, Paul Skoutelas, falou sobre a atuação da Associação nos Estados Unidos e falou sobre a importância da troca de experiências entre os dois países na área de transporte público. Segundo Paul, é fundamental conhecer mais a fundo a metodologia das concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP) brasileiras, que são um modelo de sucesso.
Por outro lado, para Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos, compreender melhor o modelo de financiamento do setor de transporte público americano será um dos objetivos da entidade, uma vez que a pandemia de Covid, que se instalou em todo o mundo, trouxe à tona a discussão sobre a busca por um novo modelo de financiamento desse setor no Brasil.
As duas entidades passam, ainda, a integrar mutuamente as reuniões internas sobre temas relevantes na área do transporte de passageiros sobre trilhos tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos. Já na próxima semana a ANPTrilhos se juntará à uma conferência americana que trata do desenvolvimento de linhas de transporte ferroviário de alta velocidade nos Estados Unidos.