Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e o Ministério da Infraestrutura (MInfra), através da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que vai permitir a discussão de possibilidades para viabilizar novas formas de negócio envolvendo o transporte ferroviário de passageiros, com regularidade, conforto e segurança. O acordo foi assinado pela Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, e o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, em Brasília (DF).

“Esse acordo de cooperação é um marco para o transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil e temos certeza que essa política nacional vai incentivar os investimentos nas conexões inter-regionais, contribuindo para estimular toda a cadeia econômica desse segmento no Brasil. Estamos muito felizes de poder contribuir e fazer parte desse momento”, ressaltou a Diretora da ANPTrilhos na cerimônia de assinatura do ACT.

O Secretário Marcello Costa explicou que o governo progrediu nas renovações das concessões de ferrovias de carga e quer avançar também no transporte de passageiros. Ele explicou também que a malha ferroviária brasileira possui mais de 10 mil quilômetros ociosos ou com baixa utilização para o transporte de carga. “Essa malha poderá ser usada eventualmente para o transporte de passageiros, inclusive em rotas turísticas. Desta forma, estamos elaborando um plano robusto e moderno para identificar os principais corredores de ferrovias e viabilizar economicamente sua operação. Estamos planejando uma política de estado para gerar benefícios para a sociedade”, ressaltou.

Com o acordo serão articulados esforços para a implementação de medidas para a capacitação dos servidores do MInfra e das entidades vinculadas, o compartilhamento de informações, estudos, projetos e dados entre os membros; a produção de material para divulgação da parceria e projetos de desenvolvimento conjuntos em assuntos relacionados ao transporte ferroviário. Além disso, será viabilizado o apoio técnico para elaboração do documento norteador da Política Nacional de Transporte Ferroviário de Passageiros e do Plano de Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Passageiros.

Fotos: Ricardo Botelho/MInfra

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email