Estamos no mês de Outubro, mês da campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, e a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) apoia a iniciativa. Ao longo do mês, a marca da Associação nas redes sociais estará na cor rosa em apoio a ação internacional para conscientização sobre a doença.
O câncer de mama é uma doença mais comum em mulheres, mas também é manifestado em homens. Há vários tipos de câncer de mama e a prevenção é muito importante. Para ajudar na conscientização do diagnóstico precoce, os operadores metroferroviários brasileiros estão realizando ações em suas estações durante o mês de outubro. Orientações aos passageiros e exposições fazem parte das iniciativas.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, em 2021, com um risco considerado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
Clique aqui e saiba mais sobre a campanha do INCA do Outubro Rosa.