A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) realizaram na semana passada o 2º Workshop ANPTrilhos, ABIFER e Simefre, na sede da FIESP, em São Paulo.
O diretor de Novos Mercados da ANPTrilhos, Rodrigo Vilaça, foi um dos palestrantes do evento e destacou a importância das Parcerias Público-Privadas (PPP) no desenvolvimento da malha metroferroviária brasileira. O executivo também destacou que, neste ano, a rede de transporte urbano sobre trilhos do País deve ser ampliada em 50 quilômetros, com a entrega da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, do VLT da zona central e portuária do Rio de Janeiro, da Linha 2 de Salvador e do novo trecho do VLT da Baixada Santista.
Já o presidente da ABIFER, Vicente Abate, ressaltou que o encontro entre operadoras, BNDES e indústria metroferroviária fortalece o setor.
O evento contou também com a presença do vice-presidente da ABIFER e do Simefre, Luiz Fernando Ferrari; do diretor executivo do Simefre, Francisco Petrini; do representante do Departamento de Bens de Capital do BNDES, Luiz Felipe Hupsel; do secretário geral da ALAF no Brasil, Jean Pejo; dos membros do Comitê de Suprimentos da ANPTrilhos e convidados.