A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) abre as suas portas para que 60 (sessenta) alunos de 3 (três) turmas do 8º ano, da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, da cidade de Lauro de Freitas, conheçam os bastidores de tudo o que acontece por trás do Sistema de Trens do Subúrbio de Salvador.
Onde os trens ficam estacionados? Quem comanda o abrir e fechar das portas durante o embarque e o desembarque? Todas essas curiosidades foram resolvidas na Visita Técnica ocorrida 26 de setembro de 2019, às 14h, cujo objetivo é “conscientizar os alunos sobre a importância da Revolução Industrial como um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos Séculos XVIII e XIX que revolucionou o modo de produção com o uso de máquinas à vapor e transformações no sistema de trabalho da época”, descreve a responsável Rejane Freire de Oliveira, no projeto apresentado.
Com o intuito de realizar um trabalho educativo às crianças, e formar passageiros conscientes. Os alunos assistem a palestra ministrada pelo Sr. Al Melo, que retrata a importância de acompanhar a evolução da mobilidade no Estado da Bahia. “Os trens suburbanos sofreram influência de todas as fases, e atualmente, a CTB, experimenta através do Metrô a atual revolução industrial, a quarta revolução industrial”, afirmou.
Os alunos realizaram também uma viagem de trem para conhecer na prática o que foi apresentado em palestra. O Sistema de Trens do Subúrbio de Salvador é composto por uma linha única, que liga o bairro da Calçada, na Cidade Baixa ao Subúrbio da capital baiana. Composto por 10 estações, o sistema possui um trajeto de aproximadamente 13,5 km entre os terminais finais, localizados nos bairros da Calçada e Paripe. Atualmente, a rede ferroviária da cidade de Salvador, transporta cerca de 14.000 passageiros por dia.
26/09/2019 – CTB