A Alstom assinou um contrato de cerca de 5 milhões de euros para implementar o sistema de sinalização para o novo viaduto da Linha San Martín, na Argentina, como subcontratada da empresa Unión Transitoria GREEN SA-ROTTIO SA-VFE-UNIÓN TRANSITORIA, parte do projeto Viaducto Ferrocarril San Martín Palermo-Paternal, da Autopistas Urbanas SA.
A linha San Martín é uma das 7 linhas de trens suburbanos da Região Metropolitana de Buenos Aires. Atualmente, presta serviço a passageiros entre as estações Retiro e Dr. Cabred (76 km), transportando 170 mil passageiros por dia. No total, são 22 estações, começando na Cidade de Buenos Aires e cruzando as áreas de Tres de Febrero, Morón, Hurlingham, San Miguel, José C. Paz, Pilar e Luján.
O Viaduto San Martín percorrerá 5 quilômetros da rota atual da Ferrovia San Martín, conectando Retiro e Paternal em uma ferrovia elevada. Assim, 11 barreiras serão eliminadas e mais 9 cruzamentos seguros serão implementados, otimizando a mobilidade na cidade.
A Alstom fornecerá sua tecnologia de intertravamento em conjunto com os produtos tradicionais de sistema de sinalização: máquinas de chave, sinaleiros, posto de controle local e circuitos de trilhos.
“Estamos muito satisfeitos em celebrar este novo contrato na Argentina. A Alstom se orgulha de trabalhar em projetos que representam uma mudança substancial no funcionamento do transporte público de Buenos Aires, otimizando a operação e tornando-a mais segura para os milhares de passageiros que a utilizam todos os dias”, afirmou Ernesto Garberoglio, Diretor Geral da Alstom Argentina.
“Continuamos nossos esforços, investindo cada vez mais no país e na região para melhorar a sinalização e a modernização de sistemas de transporte. Para a Alstom, é uma honra fornecer equipamentos de excelência para as linhas ferroviárias de Buenos Aires”, acrescentou Luciano Barbieri, Diretor Geral de Sinalização para a Alstom na América Latina.
A Alstom está presente na Argentina desde 1993, fornecendo sistemas de sinalização para o metrô de Buenos Aires, além de manutenção e modernização das linhas ferroviárias de metrô e suburbanas. Recentemente, a empresa assinou um novo contrato de sinalização para a linha suburbana Belgrano Norte, também em Buenos Aires, Argentina.