A Alstom, empresa com mais de 65 anos no Brasil e participação ativa no desenvolvimento do setor metroferroviário, confirma o fornecimento de 19 trens Innovia™ 300, com sete carros cada, para operar na Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo (SP) entre as já existentes estações Vila Prudente até Jardim Colonial, bem como nas futuras extensões da linha. A ordem de serviço faz parte do contrato firmado em janeiro entre o Metrô São Paulo e o Consórcio Expresso Monotrilho Leste (CEML). Quando estiver completa, a linha 15-Prata será o maior sistema de monotrilho das Américas em termos de extensão e capacidade.
A solução do monotrilho Innovia™ 300 da Alstom oferece alta confiabilidade e disponibilidade, podendo reduzir despesas operacionais em até 20%. Os trens da Linha 15-Prata são especialmente projetados para operação de mobilidade urbana flexível e eficiente, com distanciamento interior espaçoso e moderno para acomodar os passageiros.
A Alstom projetou, fabricou, instalou e entregou a frota existente na Linha 15-Prata, bem como a sinalização de bordo e via. Os novos 133 carros também serão equipados com o mesmo sistema de sinalização Cityflo™ 650, com características similares aos 27 trens já fornecidos para a primeira fase e que estão atualmente em operação. O sistema permite flexibilidade de integração com sistemas auxiliares, como painéis de informações aos passageiros, anúncios públicos (publicidade), circuito fechado de televisão e de telecomunicações. Conta ainda com sistema de freio regenerativo, sistema inteligente de gestão de energia e iluminação LED.
De construção rápida e eficiente, a produção dos novos trens Innovia™ será feita na China pela PATS, uma joint-venture formada entre a Alstom e CRRC. A entrega dos primeiros trens está prevista para iniciar no segundo semestre de 2024.
12/04/2022 – Alstom