A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentáve¬l, foi selecionada pela concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 91 para entregar 36 trens, com oito carros cada, que irão prestar serviço nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de São Paulo. Os novos trens fazem parte do pacote de melhorias e obrigações assumido pela concessionária que, recentemente, conquistou a responsabilidade pela operação e manutenção por 30 anos de ambas as linhas de trens metropolitanos.
A nova frota de trens Metropolis é composta pelo mesmo modelo dos trens que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atualmente opera nas linhas 12 e 13, da atual Série 9000, e operará com a solução de Controle Automático de Trem (ATC) da Alstom. Fabricados em aço inoxidável, um dos principais ganhos é a durabilidade: as caixas duram mais de 40 anos, além de apresentarem menor peso se comparados com os modelos fabricados em aço carbono. Além disso, consomem menos energia e, consequentemente, são mais eficientes em termos energéticos. Cada trem pode transportar 2.600 passageiros.
Os trens contarão com portas e corredores que oferecerão excelente intercâmbio de passageiros e liberdade de movimento, além de espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. As grandes janelas e portas proporcionarão uma visão clara do exterior, garantindo ao passageiro uma viagem tranquila, segura e confortável. Os trens também contarão com tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, além de detectores e extintores de incêndio e extintores.
“Estamos muito felizes com a escolha da ViaMobilidade pela Alstom para fabricar os novos trens das Linhas 8 e 9, apoiando os planos do Governo do Estado de fornecer transporte público seguro, confiável e eficiente para os passageiros em São Paulo. Isso reforça a posição da Alstom como um fornecedor global de mobilidade com soluções inovadoras e específicas para as necessidades de cada cliente”, diz Pierre Bercaire, Diretor Geral da Alstom Brasil.
As linhas 8 e 9 de trens metropolitanos transportam mais de um milhão de passageiros por dia, segundo dados de antes da pandemia do coronavirus. A Linha 8, que liga Júlio Prestes a Amador Bueno, tem 41,6 quilômetros de extensão e 22 estações, atendendo aos municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Já a Linha 9 interliga Osasco ao Grajaú, tem 32 quilômetros de extensão e 18 estações, atendendo às cidades de São Paulo e Osasco.
Com produção na unidade da Alstom em Taubaté (SP), a empresa investirá em uma nova linha industrial que dobrará a capacidade da fábrica e contribuirá para a geração de mais de 500 empregos. Além de fabricar os carros Metropolis para São Paulo, a planta também produzirá veículos do mesmo modelo para Bucareste (Romênia) e Taipei (Taiwan).
Com uma flexibilidade que oferece ampla gama de configurações possíveis, a variedade de trens Metropolis da Alstom está em operação há mais de 20 anos em todo o mundo. Mais de 30 cidades encomendaram ou estão operando trens Metropolis, incluindo Amsterdã, Cingapura, Cidade do Panamá, Barcelona, Paris, Riade, Dubai, Sydney, Montreal, Rio de Janeiro e Santiago.
20/07/2021 – Alstom