A Alemanha aprovou a utilização comercial de um trem movido a célula de combustível de hidrogênio para o transporte de passageiros no país.
O projeto do trem Coradia iLint teve financiamento de R$ 36,72 milhões do governo alemão, como parte de um programa de inovação para tecnologia de hidrogênio e células de combustível. O hidrogênio produz energia elétrica para a tração da locomotiva.
Por ser movido a hidrogênio –o primeiro no mundo–, o trem projetado pela Alstom em Salzgitter (Alemanha) e em Tarbes (França) emite baixos níveis de ruído, tem conversão de energia limpa, armazena a energia em baterias e possui um sistema de gerenciamento inteligente dessa energia.
A cidade alemã é considerada centro de excelência para trens regionais, enquanto a francesa é especializada em sistemas de tração.
Representante do governo alemão, Enak Ferlemann disse quando da aprovação do trem que ele é um “forte sinal da mobilidade do futuro”.
“O hidrogênio é uma verdadeira alternativa de baixa emissão e eficiente ao diesel. Especialmente nas linhas secundárias, onde as linhas aéreas não são rentáveis ou ainda não estão disponíveis, esses trens são uma opção limpa e ecologicamente correta.”
No fim do ano passado, a Alstom assinou contrato para a entrega de 14 trens de célula de combustível de hidrogênio –e 30 anos de manutenção e fornecimento de energia– com o setor de transportes da Baixa Saxônia.
Os trens transportarão passageiros a partir de dezembro de 2021. Após a aprovação do departamento ferroviário alemão, os dois protótipos do trem entrarão em operação piloto.