Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Além de Campinas, governo de São Paulo quer trem intercidades para Sorocaba e São José dos Campos

Projeto de Campinas é o mais avançado: consórcio responsável pela construção será definido no próximo dia 29 de fevereiro

16/02/2024 – O Globo

Além do Trem Intercidades (TIC) que ligará Campinas a São Paulo, o governo paulista planeja viabilizar mais dois ambiciosos projetos de transporte ferroviário: um trem que vai da capital paulista a Sorocaba e outro que a conecta ao município de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

O vice-governador Felício Ramuth (PSD), que preside o conselho criado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) para analisar privatizações e concessões da gestão estadual, disse ao GLOBO que o colegiado autorizou a contratação do projeto de um TIC de São Paulo a Sorocaba. O estudo está sendo feito pela International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial.

O investimento no trem até Sorocaba, que terá 94 quilômetros de extensão, será de R$ 8,5 bilhões. O trajeto, hoje feito em 1h50 min, vai durar cerca de 60 minutos e promete atender a uma demanda de 50 mil passageiros por dia.

Setor privado desmente arautos do intervencionismo

Já o trem até São José dos Campos, cidade que Ramuth governou por dois mandatos e onde Tarcísio registrou seu domicílio eleitoral, ainda está em fase inicial, aguardando autorização para iniciar os estudos. Uma das possibilidades em vista é que esse trem passe também por cidades do Alto Tietê, como Mogi das Cruzes.

— Vamos esperar concluir a primeira licitação para começar o processo do trem até São José, mas ele está dentro da nossa carteira de projetos —disse Ramuth, que continua. — Todos os trens serão de média velocidade, entre 140 a 160 quilômetros por hora, e vão se interligar. Vai ser possível sair de São José e ir para Sorocaba, por exemplo. Ou viajar de São José até Campinas.

Segundo o vice-governador, Campinas é o projeto mais avançado. O governo vai definir o consórcio responsável pela construção do trem já no próximo dia 29 de fevereiro.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email