Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Alckmin faz inspeção no monotrilho

O governo paulista realizou ontem (20) a primeira viagem para a vistoria do novo trecho do monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô. O governador Geraldo Alckmin participou da inspeção dos 5,5 km de vias, trajeto entre as estações Oratório e Vila União.

O Governo do Estado havia prometido entregar, entre 2012 e 2015, 59,7 quilômetros de monotrilhos em três linhas diferentes, mas somente o trecho que interliga as regiões leste e sudeste da cidade está parcialmente pronto. A Linha 15 é o primeiro transporte de alta capacidade do Brasil.

De acordo com o cronograma de obras, cinco novas estações – São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto – e mais 6,5 km de vias elevadas serão entregues à população no mês de março. Para o final de maio, está prevista a entrega das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, além de mais 3,6 km de vias.

Em operação desde 2014, entre Vila Prudente e Oratório, o ramal permite integração gratuita com a Linha 2-Verde e proporciona o acesso a uma rede de 339 km de trilhos, em 22 municípios, cobrando uma única tarifa. Quando totalmente pronto, o trecho de Oratório a São Mateus atenderá a 400 mil pessoas por dia.

O monotrilho possui características diferentes do metrô convencional. Suas estações são elevadas, ficam a cerca de 15 metros do solo, e os trens são operados de modo totalmente automático. Cada composição possui sete carros e capacidade para transportar mil passageiros por viagem.

As plataformas são centrais, possuem passarelas de emergência nas extremidades, sistema de portas automáticas para embarque e desembarque em toda sua extensão, escadas rolantes, escadas fixas, elevadores e bicicletários.

Segundo Alckmin, a Linha 15-Prata está na fase final para começar a atender a população e deverá ser totalmente concluída no primeiro semestre de 2021. Quando pronta, contará com 26,6 km de extensão e 18 estações.

O governador anunciou também nesta terça-feira (20) que a Linha 11-Coral da CPTM recebeu mais dois novos trens, completando 34 unidades em operação. As duas composições começaram a operar às 10h, no serviço Expresso Leste (Luz-Guaianases). A entrega dá continuidade ao processo de padronização de toda a frota.

21/02/2018 – DCI
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email