Alagoas e mais nove estados estão inseridos na campanha nacional de combate ao abuso sexual nos sistemas de metrô, trem, veículo leve sobre trilhos, monotrilho e aeromóvel da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
Além de Alagoas, a campanha será veiculada pelos sistemas metroferroviários nos seus canais de comunicação, nas estações e trens, no site e redes sociais no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
A iniciativa é de alertar aos passageiros que abuso sexual é crime e mostrar que o segmento está atento e monitorando todo o sistema.
Em Alagoas, a assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou ao Cada Minuto que apenas um caso de abuso foi registrado em 2019, e que com isso, a segurança foi intensificada.
A CBTU ressaltou que alguns procedimentos foram feitos, entre eles, a divulgação para os usuários. A divulgação está sendo feita nas redes sociais e nas placas que foram colocadas na estação.
Caso alguém acaba presenciando uma cena de abuso, ela pode denunciar através dos canais de comunicação do operador do sistema da cidade.
*com informações da Agência Brasil
03/02/2020 – Cada Minuto