Grupo de autoridades, além de participantes do Grupo de Benchmarking Qualiônibus, realizou visita nesta quinta-feira (29) e conheceu a tecnologia de transporte.
Na tarde desta quinta-feira (29), a linha metrô-aeroporto do aeromóvel, operada pela Trensurb, recebeu visita técnica de participantes do 4º Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e também da XII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking Qualiônibus. Na ocasião, estiveram presentes mais de 70 autoridades, que vieram com o objetivo de conhecer mais sobre a tecnologia de mobilidade urbana gaúcha e suas particularidades.
Porto Alegre é a sede do 4º Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e da XII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking Qualiônibus, eventos promovidos pela WRI Brasil e Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. Os eventos acontecem nesta quinta e sexta-feira, reunindo membros do Grupo de Benchmarking, secretários de mobilidade e outros atores ligados ao transporte coletivo. A expectativa é centrada na troca de experiências e discussão de soluções para os desafios enfrentados no setor pelas cidades brasileiras.
Vice-presidente do Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes e secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão Castro Júnior acredita que a visita é de grande relevância para o cenário da mobilidade nacional e pode trazer melhorias para o futuro. “Trouxemos secretários do Rio Grande do Sul e do Brasil todo com a ideia de conhecer inovações tecnológicas na mobilidade urbana. Entendemos que esse projeto implantado pela Trensurb, com uma tecnologia totalmente gaúcha e brasileira, é um bom exemplo para que possamos replicar isso em todo o nosso país”, destaca o secretário.
Questionado sobre o papel da Trensurb como representante nacional e exemplo em mobilidade urbana, o diretor de Operações da empresa, Ernani Fagundes, diz ter um sentimento de dever cumprido. “Um dos fundamentos da mobilidade urbana é criar facilidades de acesso e de deslocamentos, e a Trensurb cumpre o seu papel plenamente com aplicação dessa tecnologia. Nós adquirimos a inovação tecnológica do aeromóvel, que tem fundamentos muito sólidos de uma tecnologia genuinamente brasileira, e isso coloca a Trensurb na vanguarda do que se propõe hoje do ponto de vista ambiental, afinal, nós temos um sistema de trens com tração de energia elétrica e temos um veículo aeromóvel que usa a transformação da energia elétrica em eólica, movimentando o veículo com essas características que são inéditas no país e até em nível mundial”, considera Fagundes.
29/06/2023 – Trensurb