Deputados, gestores públicos e representantes de empresa responsável por estudos de implantação de linha no país centro-americano conheceram sistema que conecta metrô e aeroporto.
Na terça-feira (13), a linha da tecnologia aeromóvel operada pela Trensurb, entre o metrô e o Aeroporto Salgado Filho, recebeu visita de uma comitiva formada por autoridades da Costa Rica. Participaram da atividade deputados federais, prefeitos, gestores públicos e de um consórcio responsável por estudar a implantação de uma linha da tecnologia no país centro-americano. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre a tecnologia, visando o avanço dos estudos para implantação do sistema na Costa Rica, numa linha que daria acesso ao principal aeroporto do país.
O deputado Diego Vargas Rodríguez destaca a grande diferença entre se conhecer um projeto por meio de vídeos e material digital e a visita a um sistema já em funcionamento. “Não é o mesmo que vivê-lo e conhecê-lo e ver a parte tangível, conhecer todo o seu trajeto, entender a capacidade, a velocidade, a comodidade, o que falaram os representantes da companhia e os engenheiros que encontramos aqui e com quem discutimos de que não resta dúvidas de que existe um sistema confortável, simples, leve, econômico e que resolveria muitos problemas de acessibilidade. E se implantássemos este projeto na Costa Rica, estaríamos dando exemplo para investir em projetos que insiram a comunidade”.
Além de conhecerem a linha de aeromóvel que liga metrô e aeroporto, os visitantes também se reuniram com o diretor-presidente substituto e diretor de Operações da Trensurb, Nélson Lídio Nunes, e com técnicos e gestores da empresa. Conheceram ainda seu funcionamento e visitaram o Centro de Controle Operacional do metrô. Na avaliação de Nélson Lídio, “a Trensurb virou uma vitrine, pois, operacionalmente, só aqui na empresa temos o sistema aeromóvel em funcionamento. Através disso, nós temos recebido, não só da Costa Rica, mas outras visitas técnicas para comprovar que, conforme opera esse equipamento, ele é muito econômico e eficaz”.
14/06/2023 – Trensurb