Na última semana, a linha da tecnologia aeromóvel operada pela Trensurb, que conecta o metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, superou a marca de 3 milhões de passageiros transportados. O aeromóvel abriu suas portas ao público em 10 de agosto de 2013, ainda em operação experimental. Passou a operar comercialmente e em horário integral – das 5h às 23h20 – em maio de 2014.
A marca de 3 milhões de passageiros transportados foi atingida no dia 9 de outubro. O total histórico de usuários do aeromóvel é de 3.019.925 – número registrado ao fim da operação de segunda-feira (17). Somente neste ano, 839.224 passageiros já utilizaram a linha, com média de 3.210 usuários por dia útil.
O recorde de usuários em um único dia desde o início da operação foi atingido no dia 15 de junho de 2015: 4.342 passageiros. No mês seguinte, em julho do ano passado, a linha chegou ao recorde de passageiros transportados em um único mês: 103.478, com média de 3.611 usuários por dia útil, também a maior marca atingida desde o início da operação do modal.
Conexão metrô-aeroporto
O projeto foi desenvolvido no Brasil, usando tecnologia 100% nacional e movimentou uma cadeia produtiva que envolveu mais de 50 empresas e mil profissionais. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitem integração e acesso rápido e direto ao terminal aeroportuário sem custo adicional para os usuários do metrô. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em 2 minutos e 35 segundos. Além de qualificar o acesso ao aeroporto, o empreendimento cumpriu diretriz do governo federal para empresas estatais de investir em projetos de infraestrutura e inovação tecnológica e fomentar o desenvolvimento da indústria nacional.
Projetado pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Sustentabilidade e economia são marcas do aeromóvel. O projeto atende às legislações ambientais vigentes e, como a propulsão se dá com o acionamento de motores elétricos, não há emissão de poluentes gasosos. Esses motores são dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, evitando também a poluição sonora. Já as estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno, evitam a poluição visual.
Foto: Felipe Figueiró/Arquivo Trensurb