Documentos elaborados por profissionais das empresas visam atuar em áreas do transporte para aprimorar a operação e atendimento aos passageiros.
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) realizaram a cerimônia de entrega do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, na abertura da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, nesta segunda-feira, 11 de setembro de 2023.
A premiação, que entrou no seu décimo ano, celebrou artigos técnicos do MetrôRio, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ViaQuatro.
A CPTM venceu com o artigo sobre a implantação do Fablab e a cultura maker no setor metroferroviário. Ele foi escrito por Sarah de Sa Fernandes, Rodrigo dos Santos Nobrega e Maicon Sartiro de Oliveira, funcionários da empresa. “Esse Prêmio vem para fortalecer o nosso movimento de inovação. A CPTM está nesses trilhos de busca pela inovação, de trazer o que existe de ponta em tecnologia e do que há de melhor em transporte para os nossos passageiros. A criação de nosso trabalho vai ao encontro disso”, ressaltou Sarah Fernandes.
O artigo técnico “Pagamento por aproximação no Sistema Metroviário do Rio de Janeiro: resultados e benefícios”, de autoria de Raphaela Cosme Maturo dos Santos e Pedro Fiuza Cardoso, da empresa MetrôRio, foi o vencedor pelo MetrôRio.
Já a ViaQuatro, concessionária operadora da Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo, apresentou o artigo técnico “Otimizando a eficiência do sistema metroferroviário: análise operacional com ciência de dados”, de autoria de Joelson Messias de Moura, Álvaro Diego Bernardino Maia, Lucas Victor Resende Oliveira, Marcos Renan Nonato da Silva e Marcos Vinícius de Souza Apolinário. “É um reconhecimento muito relevante, de âmbito nacional e para toda a categoria metroferroviária. Isso contribui muito para o desenvolvimento tecnológico, além de demonstrar as diversas possibilidades do que há de mais moderno no mercado, o que no fim das contas acaba impactando muito positivamente os passageiros e usuários dos sistemas”, enfatizou Joelson de Moura.
“Agradeço muito essa parceria e a confiança na AEAMESP. Agradeço a todo mundo que participa e sempre envia seus trabalhos e suas ideias que muito contribuem para o setor”, pontuou o Presidente da AEAMESP.
A Diretora Técnica da CBTU, Adriana Lins, também agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância das pesquisas e dos projetos científicos dentro das empresas do setor. “Essa união da ciência com o dia a dia nosso na ferrovia é fundamental. A CBTU sempre tenta apoiar as iniciativas que vão nesse sentido. Há muitos anos, a empresa lançou um concurso de monografias chamado ‘Cidade nos Trilhos’, deu muito certo e a partir daí surgiu o Prêmio de Tecnologia que é um dos mais importantes do setor”, explicou
Todos os artigos finalistas receberam troféu e cada vencedor nas três categorias levaram cada um a premiação no valor de R$ 7 mil.
12/09/2023 – Diário dos Trilhos