Nesta quarta-feira, 22, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) realizou, em sua sede, o lançamento da 24ª Semana de Tecnologia Metroferrovária. O evento acontecerá de 21 a 24 de agosto de 2018 e será no mesmo local da última edição, na Universidade Paulista (Unip – Campus Paraíso), em São Paulo.
Na plateia marcaram presença técnicos e representantes de potenciais patrocinadores.
Pedro Machado, presidente da instituição, abriu o encontro afirmando que “as ações dos trabalhos colaborativos são um patrimônico da AEAMESP” e os frutos são os resultados da última semana de tecnologia, em setembro deste ano, com a marca de 1.300 participantes inscritos, de diferentes locais do país; com apresentações de nove painéis de debates, duas conferências internacionais, 61 apresentações de trabalhos técnicos e cinco eventos conjuntos.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, reforçou a parceria entre as duas instituições e apoio ao evento. Sobre o local escolhido para o evento, o ambiente universitário, Abate ressaltou a significativa importância da aproximação com as áreas acadêmicas. Também destacou a importância da união entre todos os agentes do setor de transportes, tanto de passageiros como cargas, e a urgência da geração de empregos, da previsibilidade e do planejamento para desenvolvimento do setor no cenário nacional.
Paulo Meca, diretor de Engenharia e Construções do Metrô SP, apresentou o andamento das obras em São Paulo. Meca mencionou que, amanhã (23/11), acontecerá uma reunião de diretoria que dará os cenários para a Linha 17-Ouro do monotrilho.
“Estão resolvendo, equacionando a situação da Linha 17”, afirmou. Durante sua apresentação, também destacou que os sete primeiros monotrilhos da Linha 17 são de fabricação da Scomi na Malásia e que os outros (seis ou sete, não precisou o número) serão produzidos no Brasil, pela mesma empresa.
Clodoaldo Pelissioni, secretário dos Transportes Metropolitanos, fez o encerramento com a palestra sobre os Trens Intercidades – TIC (Americana – Campinas – Jundiaí – São Paulo).