A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) selecionou 71 sínteses para desenvolvimento dos artigos técnicos que serão apresentados na 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. Desses 71 selecionados, 59 estão concorrendo ao 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. Os autores das sínteses selecionadas terão até o dia 28 de junho para produzir e entregar o artigo técnico, juntamente com a documentação indicada no regulamento.
O 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP). O objetivo da premiação é incentivar o intercâmbio tecnológico e a produção técnica no setor metroferroviário brasileiro.
A premiação conta com três categorias:
• Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.
• Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.
• Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.
Os vencedores de cada categoria receberão premiação de R$ 5 mil, certificado e troféu. Todos os cinco finalistas de cada categoria serão agraciados com troféu e certificado.
Conheça a relação das sínteses selecionadas para desenvolvimento de artigo por categoria
Artigos que concorrem ao 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU:
Categoria 1
* Cabe uma Rede de VLT na Cidade de São Paulo
* Condições de vida e viagem da população pobre da região sul antes da extensão da Linha 5
* Garantia de Receita com Controle de Evasão em Sistemas Abertos de VLT
* Implantação e gerenciamento dos processos de pequenos reparos (zeladoria) no Metrô de São Paulo
* Lições aprendidas na avaliação de impactos sociais e urbanos de novos trechos de metrô
* Metrô-SP trilhando novos horizontes: a busca pela maximização de suas Receitas Não Tarifárias.
* Novos indicadores para avaliação de redes de transporte coletivo estruturais e sua aplicação
* Perspectiva para o transporte ferroviário de cargas: análise da renovação antecipada das concessões
* Pesquisa Origem – Destino da Gestão Ferroviária: Das Legiões Romanas às Organizações Multicráticas
* Planilha de Cálculo Tarifário: modelo para uma empresa pública do setor metroferroviário
* Prop. implant. ferrovia na faixa de domínio FCA p/ transporte de passageiros entre BH e Sete Lagoas
* Prós e contras da Linha 13-jade da CPTM e seu potencial no maior deslocamento intra-urbano do Brasil
* Zoneamento Territorial para a Faixa Ferroviária
Categoria 2
* Abastecimento subterrâneo de água potável para as estações da Linha 4 – Amarela
* Aplicação de conceitos e práticas de métodos ágeis na Engenharia de Operações do Metrô de São Paulo
* Climatologia Aplicada à Segurança Operacional Ferroviária
* Estudo de Viabilidade Técnica de Cabine de Assopramento
* Gestão de processos de inundação, enchentes e movimentação de solo na ferrovia
* Implantação da Metodologia BIM e das Práticas do PMBOK na Gerência de Obras da CBTU/STU-REC
* O pedestre e seus caminhos – caminhabilidade
* Prevenção do suicídio no Metrô de São Paulo
* Proposta de Pedestrianização do Entorno da Estação Central do Brasil por meio de Urbanismo Tático
* SAPP – Sistema de Atendimento ao Passageiro Preferencial
* Treinamento de resgate de vítima sob a caixa do trem
* Um Estudo de Casos sobre o Perfil do Profissional Ferroviário – Desenvolvimento de Competências
* Uso de placas solares para locomoção de VLTs no trecho Parrnamirim – Cajupiranga em Natal/RN
Categoria 3
* Aplicação de inteligência artificial em manutenção detectiva nos metrocarros
* Aplicação de Tecnologias Disruptivas em um Centro de Controle de Manutenção Ferroviária
* Biblioteca BIM CPTM: Desenvolvimento de Famílias de Elementos Padronizados para Projeto
* Considerações p/ o projeto – Escolha da Tensão: Subestação Retificadora, Trens e Eficiência Energética
* Curvas ótimas de velocidade para a Linha 2 do Metrô do Rio de Janeiro
* Desenvolvimento de sistema de monitoramento e alarmes de ativos Wayside na VLI Logística
* Desenvolvimento de sistema para identificação e alerta de restrições de segurança na via permanente
* Dispositivo Digital para Diagnóstico de Desgaste
* Ensaio para Análise Classificatória dos Alarmes de Wayside através da abordagem ANFIS
* Estratégia de Execução Aplicadas ao Atingimento de Resultados Extraordinários – Estudo de Caso
* Estudo de caso da transferência de carga aplicada em interface de estruturas em Acesso de Estação
* Estudo de viabilidade para o uso de sistema fotovoltaico no VLT Rio
* Gestão à vista aplicada à implant. de sistemas em obras de expansão da rede metrov. da cidade de SP
* Indicadores de desempenho operacional implantados sob a ótica da quantidade de passageiros atingidos
* Influência da Reserva Elástica de Truques Ferroviário na Via Permanente e Vagões MRS
* Inovação, integração e automação de uma linha de metrô utilizando cenários operacionais
* Melhoria da experiência do cliente através da medição de passageiros impactados por atrasos
* Metodologia para controlar os tempos de percurso na operação de VLTs: um novo enfoque
* Monitoramento On Line do Consumo e da Qualidade de Energia Consumida pelo Metrô de São Paulo
* Monitoramento On-Line do Carregamento na Ocupação de Passageiros na Linha 1 – Azul: Estudo de Caso.
* Monitoramento remoto de pneus – Monotrilho – Linha 15 – Prata
* Nova configuração geométrica em região de manobras e estacionamentos de trens para o Metrô-SP
* Otimização de cruzamentos da via permanente para minimizar impactos na implantação de linha de metrô
* Pagamento por aproximação nos acessos do MetrôRio
* Pátios de manutenção e estacionamento de trens: o que mudou em 51 anos de operação?
* Prospecção de Aplicações de Inteligência Artificial na CPTM
* Redução da variabilidade na operação do trem para melhorar a eficiência energética: um estudo de
* Reestruturação de árvore de ativos de um sistema metroviário em um software de gestão da manutenção
* Sistema de baixo custo para a geração de mensagens de áudio para as estações de passageiros
* Sistema de intertravamento de locomotiva nos terminais
* Sistema de ventilação primária e extração de fumaça da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro
* Sistema embarcado de termovisão e reconstrução de imagens
* Virtualização das Edificações e Infraestrutura de um Sistema Metroviário por meio da Metodologia BIM
Artigos que não concorrem ao Prêmio:
* Análise Acústica de uma Ferrovia de Carga no Brasil
* Aplicação de inteligência artificial de sinalização ferroviário
* Avaliação dos estudos de emissões de poluentes durante o ciclo de vida de sistemas sobre trilhos
* Carências do transporte na Região Metropolitana de São Paulo – Pesquisa Origem e Destino 2017
* Desenvolvimento e formação de líderes de alta performance
* Estudo da descarbonetação superficial na vida em fadiga de materiais ferroviários
* Estudos e Simulações – Sistemas de Tração Elétrica e Média Tensão do Metrô/SP
* Formulários Digitais de Controle, Movimentação, Despacho e Recolhimento de Trens no Metrô-DF
* Lubrificador de flange de roda embarcado:
* Padronização do Processo de Manutenção de Locomotivas? TPS
* Segurança Metroferroviária – Conceitos, Cultura, Prática e Normalização
* Simulador Elétrico de Sistemas Metroferroviários
SERVIÇO
25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
3 a 6 de setembro de 2019, em São Paulo
Local: Matsubara Convention Center (Rua Coronel Oscar Porto, 836, Paraíso, São Paulo / SP)
Informações: (11) 3284-0041 / (11) 3287-4565 / eventos@aeamesp.org.br / www.aeamesp.org.br
6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU
Cerimônia de Premiação: 03 de setembro
Informações: (61) 3322-3158 / contato@anptrilhos.org.br