Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Acessibilidade a todos os públicos é destaque na operação do VLT

 Garantir que todos tenham facilidade de acesso é uma das premissas da operação do VLT Carioca. A implantação do sistema levou em consideração as particularidades de circular em um grande centro como o Rio, com alto fluxo de pessoas e construções históricas, sem deixar de atender a necessidades específicas essenciais. Acessibilidade, por exemplo, é uma prioridade.

A meta é oferecer o serviço de modo que todos tenham condições de uso e convivência, sempre de maneira segura. Por isso, todas as plataformas permitem acesso nivelado às composições, com cerca de 20 cm de altura. Contam ainda com linha de piso podotátil em toda sua extensão, faixas em alto relevo que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência visual.

Dentro dos veículos há local específico para usuários de cadeiras de rodas sem prejuízo a outros assentos, além de avisos sonoros e letreiros eletrônicos com informações operacionais. Sinalização, validadores e acionamento de portas também foram pensados no alcance adequado.

Além do trabalho técnico, há o investimento nas pessoas. Além do treinamento inteno, todos os profissionais que trabalham no atendimento ao público são orientados pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência para que a abordagem e o auxílio sejam feitos da forma correta.

03/12/2018 – VLT Carioca

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email