Metrô-DF arrecada R$ 4,6 milhões com espaço publicitário em 2016

Quem tem o hábito de usar o metrô diariamente percebeu o aumento de propagandas nas estações e trens. A locação de espaços publicitários e ações comerciais pela Companhia do Metropolitano DF tem elevado, ainda que timidamente, a arrecadação do sistema de transporte. Em 2016, a empresa angariou R$ 4,6 milhões com essa finalidade, um aumento de 43% em relação a 2015.

A atual diretoria do Metrô, em 2015, percebeu que as estações e carros tinham potencial para atrair empresários interessados em exibir suas marcas e decidiu regulamentar as atividades comerciais. A opção de maior visibilidade é o envelopamento de todo o trem ou de parte dele.

Além de ser exposta para mais de 170 mil pessoas que utilizam esse transporte diariamente, a marca ainda atinge um público grande que não está nas estações, mas que vê as composições se deslocando em diversos pontos da cidade. Atualmente, três trens em circulação estão adesivados.

Outra modalidade é a utilização de painéis publicitários e o adesivamento ou pintura de paredes, teto ou até mesmo o chão de estações. O Metrô também passou a arrecadar mais com a autorização de estandes, quiosques e o aluguel de espaços para que bancos instalem caixas eletrônicos.

A próxima etapa é locar pontos para colocação de máquinas de dispensadores, aquelas em que a pessoa deposita moedas ou notas e o equipamento ejeta bebidas, alimentos e até brinquedos.

Estimativa de crescimento em 2017
O diretor financeiro e comercial do Metrô, Gilberto Pompilio de Melo, trabalha com uma projeção ainda maior para arrecadação para este ano. “Os empresários estão percebendo que vale a pena investir em publicidade no metrô. Esperamos elevar em pelo menos mais 50% a arrecadação em 2017.”

A companhia oferece diversas possibilidades para quem quer tornar a marca mais conhecida. São 400 painéis publicitários nas 24 estações em operação, 700 painéis laterais, 1,3 mil sancas (as partes de cima das portas e das janelas) e 260 cabeceiras (as paredes internas frontais e traseiras de cada vagão) no interior dos 29 trens que circulam pelos 42 quilômetros de via.

Um estudo produzido em 2015 indica por que vale a pena investir em publicidade no Metrô. O perfil de quem utiliza o meio de transporte é altamente consumidor: 81% integram as classes B e C; 13% a classe A; e 7% dos usuários pertencem às classes D e E. Mais de 40% têm nível superior e 56% têm renda familiar de até R$ 4 mil.

15/01/2017 – Metrô-DF